Antes mesmo do início oficial do Carnaval, Belo Horizonte já entra no clima da festa com uma extensa agenda de blocos de rua distribuídos por toda a cidade. A programação do pré-carnaval de 2026, divulgada pela Prefeitura, prevê desfiles entre os dias 31 de janeiro e 13 de fevereiro, reunindo mais de 200 cortejos nas dez regionais da capital mineira, com atividades concentradas também no Hipercentro e em bairros de diferentes regiões.
Até o momento, são 225 blocos confirmados, com maior concentração na região Centro-Sul, que recebe 71 desfiles, seguida pelas regionais Leste, Noroeste, Nordeste e Pampulha. Também estão previstos cortejos no Hipercentro, Oeste, Norte, Barreiro e Venda Nova, reforçando a proposta de descentralização da festa e ampliando o acesso do público às manifestações do Carnaval de rua em diferentes pontos da cidade.
Planejamento e organização
A edição de 2026 contará com uma operação integrada envolvendo cerca de 30 órgãos públicos. A partir do início do pré-carnaval, o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte fará o monitoramento em tempo real dos eventos, com acompanhamento georreferenciado dos blocos e dos serviços urbanos. O Carnaval de Belo Horizonte ocorre oficialmente entre 31 de janeiro e 22 de fevereiro e é realizado pela Prefeitura, com apoio de parceiros institucionais, mantendo o evento como um dos principais produtos turísticos da capital.Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de BH.
Créditos: Adobe Stock
