Cultura

Primeira semana do Carnaval de BH terá mais de 60 blocos nas ruas da cidade

babadan julia lanari 20

Programação começa neste sábado, com muita diversidade

A folia vai ferver em Belo Horizonte neste fim de semana com 65 cortejos realizados em diversos pontos da cidade. A primeira semana de Carnaval – de 15 a 21 de fevereiro – já deve arrastar milhares de pessoas pelas ruas da capital mineira. Neste ano, são esperados mais de 450 desfiles dos blocos de rua se apresentando pelas nove regionais de BH. Confira a programação completa no Portal Belo Horizonte.

“É com imensa alegria e entusiasmo que anunciamos o Carnaval de Belo Horizonte 2025, que contará com uma programação extensa, plural e descentralizada. A Prefeitura de Belo Horizonte está comprometida em oferecer toda a infraestrutura necessária para garantir a qualidade da festa e mitigar os impactos que um evento dessa magnitude gera. Nosso compromisso é fazer um Carnaval de gente para gente, um evento construído coletivamente, com diálogo e muita parceria. Cada folião, cada artista, cada trabalhador envolvido faz parte dessa grande celebração”, destaca Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

Abrindo a folia na cidade, neste sábado (15/2), o Bloco Tchanzinho Zona Norte faz o tradicional cortejo na Pampulha, a partir das 9h, levando ao público muitas canções autorais e famosos hits do axé music. A concentração acontece na Avenida Sebastião de Brito, 120, no bairro Santa Rosa. Valorizando a Música Popular Brasileira, o Bloco Cefet com Banana faz desfile a partir das 13h, saindo da Avenida Brasil, 1.145, no Bairro Funcionários.

Ainda no sábado, no período da tarde, o Bloco Tapa de Mina, que une e capacita mulheres por meio de instrumentos de percussão, fará seu cortejo às 13h, com concentração na Rua Maria Carmem Valadares, 594, Santa Efigênia. A Fanfarra Feminina Sagrada Profana, fundada no ano de 2016, irá se apresentar pelas ruas da Região Leste da capital, valorizando grandes nomes femininos da história da música. A concentração acontece também às 13h, na Rua Vicente Risola, 1.070, no Santa Inês.

Na Avenida Augusto de Lima, 785, Centro, o Bloco Tamborins Tantãs fará seu clássico desfile às 16h. O grupo tem como característica levar alegria e brincadeiras entre bateria e foliões, sempre brindando o amor, a paz e a loucura.

Domingo

No domingo (16/2), o Bloco Bruta Flor, composto exclusivamente por mulheres, apresentará ao público muito empoderamento, representatividade e fortalecimento através de um repertório autoral feito por artistas de Belo Horizonte. O bloco se concentra na Rua Aquiles Lobo, 82, Floresta, a partir das 10h.

O Babadan Banda de Rua, que se apresenta também no domingo, é garantia de muita diversão e valorização da cultura afro na região Noroeste. A concentração ocorre na Praça XV de Junho, 23, no Bairro Bonfim, a partir das 11h. O Bloco Movat BH foca o cortejo no orgulho e na visibilidade das pessoas trans e travestis, e sairá da Rua dos Carijós, 270, Centro, ao meio-dia.

Fechando a primeira semana de folia na cidade, na sexta-feira (21/2), o Bloco Flor & Amar realiza o cortejo na Avenida José Lopes Muradas, 56, no Bairro Floramar. Criado em 2019, o grupo reúne amigos e foliões para um desfile com bateria de samba-enredo e ritmos variados, promovendo alegria e inclusão nas ruas da regional Norte.

No mesmo dia, o Bloco Baião de Rua desfila na Rua Manaus, no Bairro Santa Efigênia, celebrando os ritmos nordestinos, com destaque para o baião, xote, arrasta-pé e xaxado. A concentração acontece a partir das 20h, na altura do número 645.

Para a folia de 2025 haverá gestão integrada, com cerca de 30 órgãos públicos trabalhando em conjunto. O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) irá monitorar o evento em tempo real. Também irá ocorrer acompanhamento georreferenciado dos blocos e serviços da cidade.

Compartilhe