Restaurantes oferecem comida variada em praças pela cidade
Festival Fartura celebra 28 anos em Tiradentes com brilho mineiro e estrelas internacionais
A cidade de Tiradentes já se firmou como um polo gastronômico não apenas no coração dos brasileiros, mas também no circuito dos mais prestigiados festivais de culinária do país. Entre os dias 22 e 31 de agosto, o município histórico recebe a 28ª edição do Festival Cultura e Gastronomia com uma proposta clara: ressaltar a cultura e os sabores de Minas Gerais, colocando-os em diálogo com grandes nomes da gastronomia nacional e internacional. A expectativa da organização é reunir cerca de 75 mil pessoas em uma celebração que mistura tradição, inovação e afeto.
Organizado pela Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil, em parceria com o Ministério da Cultura, o festival é considerado o mais tradicional do país no segmento. A programação gratuita se es palha por três praças da cidade: Largo das Forras, Praça Santíssimo e Praça da Rodoviária, e inclui cozinhas ao vivo, aulas práticas e teóricas, estandes de restaurantes com pratos variados, espaço para pro dutos de origem e palcos com música boa.
Mais do que um evento, o festival é uma plataforma que há quase três décadas conecta territórios, ingredientes e histórias. “Nesses 28 anos de festival, ao observar a cadeia produtiva da gastronomia se desenvolvendo, a evolução dos chefs e profissionais, a nossa maior impressão é que a gastronomia é uma forte ferramenta de desenvolvimento socioeconômico.
E não é só uma impressão, é um fato com provado”, afirma Guilherme Sânzio, diretor de produção da Plataforma Fartura. Para o município de Tiradentes, o Festival Fartura representa muito mais do que uma celebração gastronômica, é uma oportunidade de valorização da cultura local, geração de renda e fortalecimento do turismo sustentável.
Durante os dias do evento, a cidade se transforma em um grande palco de encontros, onde artesãos, produtores rurais, músicos e comerciantes têm a chance de mostrar seu trabalho para milhares de visitantes. Esse movimento aquece a economia, promove o orgulho da comunidade e reforça a identidade de Tiradentes como um destino cultural e gastronômico de excelência.
Próximo ao evento, as expectativas são altas também do lado da produção. Após entregar edições recentes em Conceição do Mato Dentro e no Serro, a equipe se concentra agora na montagem das estruturas em Tiradentes. “Estamos a todo vapor para receber o público com uma experiência completa, que une gastronomia, cultura e afeto”, diz Sânzio. Entre os destaques estão os festins, jantares harmonizados que reúnem dois chefs por noite no Espaço Raízes.
Os ingressos são limitados e já estão à venda. Na abertura, Tássia Magalhães (Nelita/SP), eleita pelo 50 Best como uma das melhores da América Latina, divide a cozinha com Ana Gabi Costa (Trintaeum/BH), revelação da cena mineira. No sábado, o português Vitor Matos, dono de cinco estrelas Michelin, se junta ao mineiro Henrique Gilberto, do grupo Viela.
Na segunda semana, Onildo Rocha (PB) cozinha com Gabriella Guimarães (Okinaki/BH) e Caio Soter (Pacato/BH) encerra ao lado de Antonio Loureiro, chef português à frente do estrelado A Cozinha. “É importante trazer esses chefs premiados da Europa, para mostrar que a nossa gastronomia pode ser facilmente nivelada à gastronomia europeia e de qualquer lugar do mundo”, completa Sânzio.
E como se não bastasse, o festival estreia uma nova experiência: os sunsets na Vinícola Trindade. Aos sábados, o público poderá degustar vinhos e pratos de alto padrão em meio à paisagem da serra de São José. O espaço, dividido entre o Jardim Trindade e o Vinhedo Trindade, abriga um domo geodésico voltado para os parreirais, um cenário perfeito para brindar o encontro entre gastronomia e enologia. O Festival Fartura é, mais uma vez, um convite para saborear o país em sua essência, com técnica, afeto e identidade.