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Setor de seguros cresce em cenário marcado por incertezas econômicas, eventos climáticos extremos e um novo marco regulatório
Em um cenário marcado por incertezas econômicas, eventos climáticos extremos e um novo marco regulatório, o setor de seguros no Brasil ganha relevância estratégica para empresas e indivíduos. Mais do que uma proteção contra perdas financeiras, os seguros têm se consolidado como instrumentos essenciais de estabilidade.
Com o avanço da digitalização, novas demandas e riscos emergentes, como os cibernéticos, também passam a ser uma prioridade para quem busca segurança. O ano de 2025 marca um ponto de transição para o setor de seguros, a partir da implementação do novo Marco Legal dos Seguros (Lei nº 15.040/2024), que entra em vigor em dezembro. A legislação traz mudanças significativas nos contratos, prazos e responsabilidades, exigindo forte adaptação das seguradoras e corretoras.
“A nova lei traz mais segurança jurídica e transparência para o setor, mas também demanda investimentos em tecnologia e mudanças profundas na operação das empresas”, avalia Sergio Frade, sócio fundador da Solutions. Segundo Marco Paulo Mascarenhas, fundador e CEO da Exclusive Seguros, a velocidade com a qual mudanças em diferentes eixos operacionais vêm ocorrendo neste campo são desafios do setor.

Não por outro motivo, ele destaca a importância de a empresa estar o mais atenta possível às movimentações do mercado de modo a tentar ao máximo se antecipar a elas, com enfoque na criação de estratégias. Outro fator que vem exigindo atenção crescente do mercado são os impactos das mudanças climáticas. A frequência de eventos extremos – como enchentes, secas e vendavais – tem alterado os modelos de risco, afetando diretamente os custos das apólices.
Dessa maneira, a partir de uma base sólida e um histórico de crescimento consistente, as empresas de seguros reforçam seu papel estratégico na economia, oferecendo proteção, gestão de riscos e soluções cada vez mais alinhadas às necessidades de um mercado em transformação. O setor, então, segue se preparando para acompanhar as mudanças regulatórias, tecnológicas e climáticas que impactam diretamente seus clientes.
Com sede em Belo Horizonte e uma trajetória marcada por atendimento personalizado, a Solutions, que celebrou 24 anos de atuação em abril de 2025, é um exemplo de eficiência nesse mercado. A empresa projeta continuidade em seu ritmo de crescimento para os próximos anos, após registrar um avanço expressivo de 28% em 2024 — mais que o dobro do crescimento do mercado de seguros brasileiro, que foi de 12,2%.
“Foi um crescimento consistente, sustentado pela expansão da nossa base de clientes e, principalmente, pela indicação de quem já conhece nosso trabalho. É uma evolução impulsionada pela confiança”, destaca Sergio Frade. Especializada em gestão de riscos patrimoniais, financeiros e operacionais, a em presa tem ampliado sua presença no país e mantém uma alta taxa de retenção de clientes, o que, segundo Frade, reforça a eficácia da proposta de valor da marca.
“Nosso foco é o relacionamento próximo e a oferta de soluções que realmente se adequem ao perfil de cada cliente, seja pessoa física ou jurídica”, explica. Além de sua sede em Belo Horizonte, a empresa tem ampliado sua atuação em diferentes cidades, acompanhando a demanda de empresas em crescimento e a diversificação do mercado segurador. “Conseguimos unir liberdade técnica com conhecimento de mercado. Nosso time é formado por profissionais experientes, preparados para lidar com as novas exigências do setor”, afirma Frade.
Já a Exclusive Seguros, ao longo de quase três décadas, vem se destacando pela gestão eficiente e por uma cultura corporativa muito bem estruturada. Sob a liderança de Marco Paulo Mascarenhas, a empresa alcançou uma posição de destaque nacional, cuidando de mais de 800 mil vidas em todo o país. Com sede no Vila da Serra, a Exclusive – também conhecida como EXC – faz uso de um modelo de gestão 360º, com foco nas áreas de saúde e benefícios.
Reconhecida como a maior corretora desse segmento em Minas Gerais, a empresa aposta em uma abordagem centrada no cliente, priorizando um atendi mento altamente personalizado e investindo fortemente na experiência durante toda a jornada do segurado. Vale destacar o fato de que a EXC foi re conhecida com o Prêmio Ser Humano, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/MG), em razão de suas iniciativas que unem tecnologia e saúde para melhorar o atendimento aos clientes.
A empresa investe em diversas ferramentas tecnológicas, mas mantém um atendimento humano, especialmente em momentos críticos. Para isso, conta com uma equipe especia lizada de médicos e enfermeiros disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, que oferece suporte contínuo, incluindo atendimentos emergenciais, remoções durante a madrugada e transporte aeromédico entre estados.
Por meio de treinamentos e reciclagens constantes, o corpo de colaboradores é incentivado a compactuar a cultura de oferecer o mais completo acolhimento ao público ex terno. “Eu, como líder, tenho convicção de que, quando um colaborador se dirige ao local de trabalho com a certeza de que vai ajudar, transformar e impactar vidas, o nível de performance será infinitamente maior do que o daquele que sai de casa imbuído apenas do propósito ‘vou trabalhar, é mais um dia'”, pondera Marco Paulo. Além da forte atuação no segmento de saúde, vida e odontológico, que representa cerca de 75% do seu faturamento, a EXC também oferece soluções em outras áreas, como seguros de automóveis de luxo, condomínio, residencial, incêndio e responsabilidade civil.