Os contribuintes de Belo Horizonte que desejam contestar informações ou valores do IPTU têm até esta quarta-feira, dia 4, para formalizar o pedido de revisão. A solicitação pode ser feita de forma digital, por meio do Portal da Prefeitura de Belo Horizonte, onde o serviço está disponível para análise de dados cadastrais, valor lançado do imposto e outras situações relacionadas ao imóvel.
Pedido é feito pelo Portal da PBH
Para iniciar o processo online, é necessário acessar o site oficial da PBH, selecionar a opção de solicitação de revisão do IPTU e preencher o requerimento. Um dos pré-requisitos é que o contribuinte tenha o CPF vinculado ao Domicílio Tributário dos Contribuintes e Responsáveis Tributários de Belo Horizonte, sistema usado pela Secretaria Municipal de Fazenda para comunicação oficial com os responsáveis pelos imóveis.
A revisão pode ser solicitada em diferentes situações, como correção de áreas construídas ou de terreno, alteração do tipo de ocupação do imóvel, pedido de desoneração tributária ou atualização de titularidade. Caso o contribuinte ainda não esteja cadastrado no sistema, o registro pode ser feito diretamente pelo Portal da PBH antes da abertura do pedido.
Atendimento presencial exige agendamento
Além da modalidade online, a Prefeitura permite a solicitação presencial no BH Resolve, localizado no Centro, até o fim do prazo. Essa opção é restrita a casos específicos, como titulares idosos, pessoas tuteladas ou curateladas, contribuintes que declarem não ter meios para fazer o pedido digital ou solicitações realizadas por terceiros com procuração específica.
Para o atendimento presencial, é obrigatório realizar agendamento prévio pelo Portal da PBH, selecionando a categoria Fazenda, o serviço IPTU 2026 e a opção de agendamento. O prazo para todas as formas de solicitação se encerra nesta quarta-feira.
Créditos: Belo Horizonte (MG) / Pixabay
