Economia

Roupa suja se lava em casa

roupa suja se lava fora de casa

Raphael Aleixo: “As pessoas estão comprovando os benefícios do serviço”

Fotos:divulgação

 

Mudança de hábito dos consumidores leva a crescimento do mercado de lavanderias self service       

 

               Quem curte a telona deve se lembrar de alguma cena de filme que se passou em uma lavanderia americana ou europeia, com aquelas máquinas gigantes e as próprias pessoas manipulando as poderosas lavadoras e secadoras. Pois é, o que por muito tempo foi costume e cultura em outros países, chegou com força total no Brasil e em Minas Gerais.

             Nós estamos falando das famosas e modernas lavanderias self-service que cada vez mais conquistam a opção e o investimento do público. “O expressivo avanço das lavanderias self-service no Brasil reflete uma mudança no panorama dos serviços, atendendo a uma demanda de novos consumidores que buscam bons preços aliados a conveniência e autonomia.

           Essa expansão não apenas impulsiona a economia local, mas também demonstra o fortalecimento do setor, destacando-se como um mercado dinâmico e promissor, oferecendo uma opção conveniente e autossuficiente para os consumidores”, afirma o diretor do Sindicato de Lavanderias e Similares de Belo Horizonte (SindLav), Gustavo Bregunci.

            Não há dados exatos no Brasil, mas o Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo (Sindlav) estima que existam 8 mil lavanderias no país, sendo 6 mil domésticas e 2 mil industriais. De acordo com relatório da Research and Markets, o mercado global de serviços de lavanderia atingiu US$ 104,2 bilhões em 2021, apresentando uma taxa composta de crescimento anual, a Compound Annual Growth Rate (CAGR) de 2,1% desde 2016.

           O relatório prevê que o segmento atinja US$ 145,8 bilhões em 2031, com um crescimento que tem sido estimulado pela rápida urbanização, o estilo de vida agitado das pessoas, avanço da tecnologia de automação, aumento dos setores de serviços de saúde, franquias e de hotelaria, elevação do número de residências unipessoais e cada vez menores, sem áreas de serviço e lavanderias comuns de alguns condomínios apresentando problemas demais. “Para os consumidores residenciais, os serviços de lavanderia estão se mostrando confiáveis e convenientes a um preço razoável, com lavagens mais rápidas e eficientes”, diz a pesquisa.

           Outro estudo, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que cerca de 40% das pessoas sentem que seu tempo livre foi reduzido, principalmente devido à quantidade de afazeres domésticos e isso impacta diretamente nos hábitos dos consumidores e na busca pela terceirização de tarefas como lavanderia.

             De acordo com o proprietário da Lavanderia Laundre, em Belo Horizonte, Raphael de Oliveira Aleixo, primeira lavanderia 100% self- service na cidade, na Savassi, que conheceu e se apaixonou pelo modelo de negócio durante viagem ao exterior, estudou e pesquisou muito o segmento, inclusive os fornecedores, antes de investir no negócio próprio, “está havendo uma mudança de com[1]portamento e de cultura no Brasil e as pessoas estão comprovando os benefícios de usarem esse serviço”, analisa.

 

roupa suja se lava fora de casa
Máquinas poderosas reduzem tempo de lavagem e secagem

 

               Segundo ele, a infraestrutura das lavanderias desse formato geralmente integra modelos de super e poderosas máquinas para trabalhar com 10 a 13 quilos, com um tempo de 35 minutos para a lavagem e 45 para a secagem, uma média de peças, por máquina, de um cesto onde cabem de 20 a 25 ´mudas de roupas. “Assim a média de gastos do cliente é de R$ 34,80, sendo R$ 17,90 para lavar e R$ 16,40 para secar”, observa Raphael.

             Em sua loja, ele oferece ao cliente, como cortesia, lenços amaciantes Downy. “E cerca de 90% das roupas já saem da secadora praticamente passadas”, garante. Entre os produtos oferecidos para o público nas lavanderias self- service, estão os superconcentrados, pela alta performance que, na maioria das lojas, são o amaciante Comfort Concentrado e o sabão em pó Omo Perfect White. Raphael informa que gosta tanto do trabalho, que pensa e investe em diversificar seus negócios, abrir mais duas lavanderias em BH, antes de partir para a franquia da sua própria marca.

               E há ainda uma questão importantíssima a ser considerada na utilização de serviços de lavanderia: a sustentabilidade. É que o uso da lavanderia, em detrimento de lavar as roupas em casa, pode trazer economia para os consumidores, especialmente nos consumos de água e energia. Segundo Raphael Aleixo, “a despesa com lavanderias é muito menor se comparada às lavagens em casa. Só o valor gasto na aquisição de uma lava e seca, fica em torno de 3 a 4 mil reais.

            Na Laundre você gasta 1h2h para lavar e secar suas roupas e em casa, contando o tempo da lavagem da mesma quantidade de roupas, se gastaria pelo menos o dobro do tempo, pois as máquinas atuais secam menor quantidade de roupas, além de levarem o dobro do tempo para isso: umas duas horas. Então teríamos que fazer pelo menos dois ciclos de lavagem e dois de secagem para a mesma quantidade em casa, o que levaria aproximadamente 6 horas, contando 1h de lavagem e 2h de secagem e vai depender também do ciclo de lavagem que a pessoa escolher.

           No final, em média, gastam-se oito horas para lavar e secar duas máquinas de roupas em casa, já em lavanderias self-service, tudo é resolvido em aproximadamente uma hora”, analisou Raphael.

 

roupa suja se lava fora de casa
Soraya Pomarico: “Comecei nesse negócio porque conheci, usei na prática

 

              Já a empresária Soraya Maria Mendes Pomarico, começou seu negócio de lavanderia self service pelo modelo franquia. E que franquia! Ela conheceu o modelo de negócio no Brasil e na Europa, onde morou por dois anos e é proprietária da franquia Bubble Box Lavanderia Selfie Service, desde julho deste ano, na Serra. “Comecei nesse negócio porque conheci, usei na prática e, desde a primeira vez, amei a experiência”, confessa.

             Soraya percebe que as pessoas buscam também nas lavanderias, entre outras coisas, um ambiente limpo, agradável e confortável, organizado, com serviço moderno, máquinas de primeira linha, higienizadas, fortes e potentes, com a oferta de sabão e amaciante profissionais e de qualidade, com TV, ar-condicionado e tranquilidade. “Por exemplo, às vezes, os clientes pedem lanches ou saem para resolver outras coisas e, quando retornam, está tudo certo, sem problema nenhum”, disse.

 

roupa suja se lava fora de casa
Patrícia Loureiro: “Utilizar os serviços de uma lavanderia é o que eu preciso”

 

                         A funcionária pública, Patrícia Loureiro, é cliente, desde 2019 da Laundre. “Conheci e comecei a usar porque onde eu morava não tinha como colocar uma máquina de lavar e desde o início, a Laundre me atendeu muito bem. Com o tempo até surgiram outras marcas, mas o diferencial, pra mim, é o atendimento e hoje, no estilo de vida que eu levo, utilizar os serviços de uma lavanderia é o que eu preciso”, disse Patrícia.

 

Compartilhe