Adoção da tecnologia vai reforçar a segurança e combater venda ilegal de ingressos
O Mineirão iniciou, durante a partida entre Cruzeiro e Bahia pelo Campeonato Brasileiro, no dia 18/10, os primeiros testes de biometria facial para o acesso dos torcedores ao estádio. A adoção da tecnologia de reconhecimento facial é uma medida importante para reforçar a segurança e inibir a ação de cambistas.
O sistema permite uma fiscalização mais eficiente, coibindo a revenda ilegal de ingressos e oferecendo mais tranquilidade aos torcedores, além de agilizar a entrada no estádio. A iniciativa faz parte do planejamento para a adoção do sistema em arenas com capacidade acima de 20 mil pessoas, conforme previsto na nova Lei Geral do Esporte, sancionada em 2023.
O primeiro teste de reconhecimento facial foi realizado no acesso ao Camarote Brahma, pelo hall principal, que comporta 200 torcedores, e seguirá pelas próximas partidas. Gradativamente, o sistema será expandido para as demais catracas do estádio.
“Diferentemente de outros estádios, no Mineirão criamos uma solução própria, um software desenvolvido pela nossa equipe de inovação. O sistema verifica se é realmente um rosto humano, se a face corresponde ao documento de identificação e ao cadastro feito na compra do ingresso”, explica o coordenador de Inovação do Mineirão, Bruno Antunes.
O sistema de biometria facial poderá ser integrado a qualquer sistema de venda de ingressos dos clubes, garantindo mais praticidade e segurança no acesso aos jogos.
Gestão
Desde 2010, o Mineirão é administrado por uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e a concessionária Minas Arena.
“A concessão é fundamental para a modernização do estádio, permitindo constantes investimentos em tecnologia e infraestrutura. Esse é mais um resultado positivo dessa parceria, que, além de combater práticas ilegais como o cambismo, oferece uma experiência mais segura para o torcedor”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Bruno.
Desde a assinatura do contrato de concessão, em 2010, o Mineirão passou por diversas melhorias que ampliaram e diversificaram suas áreas de uso, como a criação da esplanada, novos estacionamentos, espaços comerciais e uma nova cobertura. Além disso, o estádio recebeu intervenções para modernização da fachada e estrutura interna, instalação de painéis solares, placares eletrônicos, e reforma de arquibancadas e vestiários.