Pais ou responsáveis devem levar crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualizarem o cartão de vacinas
Sábado é dia de levar as crianças e adolescentes menores de 15 anos aos postos de saúde de Belo Horizonte. Será o Dia D da Campanha de Multivacinação, com doses de imunizantes sendo aplicados das 8h às 17h em todos os 153 centros de saúde da cidade, além do Centro de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços dos locais podem ser consultados on-line.
A ação tem como objetivo garantir a atualização do cartão de vacinação dos menores de 15 anos. Mesmo com a campanha em andamento desde 4/11, a meta ainda não foi atingida para a proteção contra a meningite e coqueluche.
O Ministério da Saúde estipula como meta a imunização de, pelo menos, 90% do público-alvo. Para se ter uma ideia, menos da metade do público menor de um ano esperado para ser vacinado contra a meningite recebeu a dose. A situação da coqueluche também preocupa, já que apenas 75% das crianças abaixo de 12 meses estão imunizadas contra a doença, que já registrou 258 casos e um óbito só neste ano.
“O objetivo principal do Dia D é ampliar e facilitar o acesso de pais, mães e responsáveis aos pontos de vacinação para garantir proteção ao público menor de 15 anos, contribuindo para o controle e erradicação de doenças imunopreveníveis. Nossas unidades estarão de portas abertas para a conferência do cartão de vacinas e, se for o caso, aplicação dos imunizantes pendentes”, disse a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.
Durante a mobilização deste sábado serão ofertadas diversas vacinas ao público, como a de rotavírus, poliomielite, meningocócica ACWY, pneumocócica 10, hepatites A e B, HPV, febre amarela e gripe. A vacina contra a dengue também será aplicada no público de 6 a 14 anos. Cabe destacar que o imunizante BCG será disponibilizado apenas nos locais de referência.
Falta de imunizantes
Neste momento, a rede pública não dispõe das vacinas contra a Covid-19 e contra a varicela. O município já notificou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre a falta, mas ainda não há previsão para o reabastecimento. A Secretaria Municipal de Saúde não adquire as doses, os imunizantes ofertados pelo SUS são fornecidos pelo Ministério da Saúde e encaminhados pelo governo estadual.
As doses disponíveis serão administradas conforme a análise da situação vacinal de cada criança ou adolescente. Por isso, é essencial que os pais ou responsáveis apresentem a caderneta de vacinação para conferência e atualização. Também é necessário um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço residencial para o devido registro.