A votação popular da 3ª edição do Prêmio Cumbucca de Gastronomia começa na terça-feira (30/9) e vai até 23 de outubro deste ano. O evento de lançamento oficial do prêmio acontece na terça-feira, no Novotel, em Belo Horizonte, e marcará a abertura das votações. No evento também serão apresentadas as novidades, patrocinadores e alterações no regulamento que tornam o programa mais inclusivo e democrático.
Segundo os organizadores, essa edição é a maior desde a sua criação. A premiação tem como objetivo incentivar o consumo no comércio de bens e serviços. A escolha dos vencedores é feita por meio de votação de júri especializado – jornalistas, formadores de opinião, personalidades – e do público, os destaques do segmento. A cerimônia oficial de entrega da premiação acontecerá em 18 de novembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes.
Modos de fazer e patrimônios
O ‘Escolhas da Curadoria’ é um dos projeto do prêmio Cumbucca. O projeto consiste em uma ampla pesquisa em todo o estado, mapeando dos municípios, iniciativas, roteiros, produtos, modos de fazer e patrimônios. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico dos territórios, incentivando toda a cadeia a promover ações voltadas para a gastronomia e o turismo.
A dinâmica das outras categorias do prêmio começa com a formação de um conselho e equipe de curadoria, passa pela seleção dos concorrentes elegíveis, definição do júri, campanhas de divulgação, votação, apuração e validação dos vencedores.
A publicação do Guia Cumbucca, é o resultado de toda a iniciativa e é uma edição anual — impressa e digital — que traça um panorama atualizado da cena gastronômica do estado. A Cumbucca de Ouro, continua sendo a principal categoria que chancela o legado de uma personalidade de destaque no setor.
“A regra é clara: democratizar, incluir e abraçar todo o estado. Nesta edição, o voto popular é ampliado e terá mais peso, tanto em força quanto em quantidade de categorias. Nosso objetivo é que todos saiam vencedores, uma vez que a lista de indicados já é uma seleção dos destaques”, afirma o empresário e produtor Marcelo Wanderley. Ele criou o prêmio em 2023.
4,79 milhões postos de trabalho
O turismo gastronômico gera um impacto econômico mundial de US$150 bilhões, segundo a World Food Association, Neste ano o segmento gerou 4,79 milhões postos de trabalho no país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo IBGE.
A gastronomia em Minas Gerais é uma das principais imagens do estado para os turistas. Dados da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais mostram que 29% dos visitantes associam a experiência gastronômica como o principal atrativo, enquanto mais de 30% relacionam diretamente o pão de queijo à identidade mineira, conforme Relatório do Observatório do Turismo de Minas Gerais.
Serviço:
Lançamento 3° Prêmio Cumbucca de Gastronomia – Abertura oficial do Prêmio e lançamento das votações:
Data: 30 de setembro
Horário: 19h30
Local: Novotel
Evento restrito para convidados
Votação Popular do 3º Prêmio Cumbucca de Gastronomia
Data: 30/09 a 23/10,
Site: www.cumbucca.com.br/premio
Cerimônia de anúncio dos vencedores
Data: 18 de novembro
Horário: 19h
Local: Palácio das Artes
Evento restrito para convidados
A foto deste post, da premiação do ano passado, é de Francisco Dumont