Afonso Oliveira: iniciativas nas áreas social e ambiental
FOTOS \ DIVULGAÇÃO
Grupo Anjos da Guarda investe em tecnologia e programas sociais e anuncia nova sede
O Grupo Anjos da Guarda, umas das empresas referência em segurança privada em Minas Gerais, terá uma nova sede em Belo Horizonte ainda neste ano para melhor receber clientes e colaboradores. A nova unidade está localizada no bairro Carmo, região Centro-Sul da capital, e vai permitir a ampliação da estrutura física da empresa.
“Adquirimos outro prédio aqui na região para expandirmos nossa atuação administrativa e técnica e recepcionarmos melhor nossos clientes e colaboradores”, comemora o fundador do grupo, Afonso Oliveira, CEO da empresa.
Fundada na década de 1980, a empresa de segurança privada recebeu o nome Anjos da Guarda por sugestão da mãe de Afonso, Dona Diva. Hoje, virou sinônimo de segurança em todo o estado. Com foco em soluções inteligentes elaboradas para empresas em Minas Gerais, o grupo realizou, em 2024, dois seminários de Estratégias Integra das de Segurança Privada (Eisp). Para 2025 estão previstas mais quatro edições.
Além das palestras e painéis, o Eisp oferece aos participantes a oportunidade de aprender com experiências práticas e insights de profissionais renomados em diversas áreas, dentre elas mine ração, indústria, tecnologia, vigilância patrimonial, planejamento e análise de riscos. Afonso Oliveira ressalta que, para alcançar esse patamar de sucesso, o grupo investe na prestação de serviços personalizados, elaborando planos de ação específicos para as necessidades de cada cliente.
Além dos serviços de vigilância patrimonial, a empresa se destaca na segurança pessoal, por taria e manobra, monitoramento de alarmes, rastreamento veicular e portaria ativa.
O grupo é composto por três empresas que trabalham de forma complementar e integrada, mantendo sede em Belo Horizonte e unidade em Betim. Com atuação somente para o mercado privado, a Anjos da Guarda atende a diversas marcas premium e líderes em seus segmentos de atuação.
Um dos investimentos mais recentes foi a criação do Centro Integrado de Controle de Operações e Monitoramento (Cicom), núcleo responsável por realizar a gestão e o acompanhamento de todos os serviços remotos oferecidos pelo grupo. Esse centro proporciona a melhor integração entre capital humano, tecnologia e processos, resultando no ganho de qualidade para as operações.
Associada ao Sindesp-MG, a Anjos da Guarda também investiu na criação da Unidade de Inspeção Ativa (UAI), composta por torres autônomas que possuem tecnologia para realizar monitoramento 24h por dia, em tempo real. Essa unidade permite rápida detecção de ocorrências e pronta resposta.
Atenta às necessidades da comunidade externa e no grupo de colaboradores, a Anjos da Guarda investe em educação e na preservação do meio ambiente. Um exemplo disso é a Universidade Corporativa Anjos da Guarda, criada para atender funcionários e familiares. A plataforma de ensino digital conta com cursos de extensão em diversas áreas, dentre elas saúde, tecnologia, qualidade de vida, empregabilidade. A universidade tem ajudado a mudar o futuro de várias famílias.
Pela sua atuação social, o Grupo Anjos da Guarda ganhou, em 2020, o selo de empresa Amiga da Criança da Fundação Abrinq. A organização ajudou a melhorar a vida de 2.801.418 crianças e adolescentes beneficiados por ações de empresas parceiras da fundação. Outro projeto de destaque é o Palmas, que consiste na disponibilização de câmeras com tecnologia de reconheci mento facial e programas de reconhecimento para encontrar pessoas desaparecidas.
A empresa adota também diversas iniciativas na área ambiental. Destaque para utilização de energia fotovoltaica, telhado verde, reciclagem de uniformes após a utilização, além de monitoramento e controle para redução da emissão de poluentes de toda a sua frota, por meio da ONG SaveCerrado.org.