Foto:Divulgação
CNT celebra 70 anos de impulsionamento do transporte e fortalecimento da economia brasileira
Sempre em movimento, todos os dias, 24 horas, o transporte não para! Leva e traz pessoas, produtos e todos os tipos de cargas para que possam chegar aonde precisam e para que nada falte aos brasileiros. Aéreo, rodoviário, aquaviário e ferroviário – cada um com suas características, e todos com a mesma importância e responsabilidade de mover o país. Integrados, movem o agro, a indústria, o comércio, as pessoas e o futuro do Brasil.
A Confederação Nacional do Transpor[1]te (CNT), representação máxima do transporte e logística, completou 70 anos em janeiro. Sua história se integra à evolução do transporte no Brasil, que trabalha na defesa dos interesses do setor e promove conhecimento para subsidiar tomadas de decisões.
Fundada em 1954, no Rio de Janeiro, por representantes de federações de transporte rodoviário e de condutores autônomos, chamava-se Confederação Nacional dos Transportes Terrestres (CNTT). Na década de 90, passou a se chamar CNT e a desempenhar uma atuação mais ampla, voltada à promoção da multimodalidade e ao fortalecimento do setor, além disso, a sede se mudou para Brasília.
CNT reúne 29 federações, 5 sindicatos nacionais e 22 entidades do transporte. são 165 mil empresas, que geram cerca de 2,6 milhões de empregos
CNT, vital para o setor e para o Brasil Estão associadas à CNT 29 federações, 5 sindicatos nacionais e 22 entidades do transporte. São 165 mil empresas, que geram cerca de 2,6 milhões de empregos. A entidade integra o Sistema Transporte, que, na sua composição, também conta com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) e o Instituto de Transporte e Logística (ITL). Essas duas últimas são voltadas ao desenvolvimento da atividade transportadora e promoção da qualidade de vida dos trabalhadores e a formação de lideranças.
A Confederação realiza um trabalho imprescindível nos segmentos de cargas e passageiros, apresentando soluções para os transportadores, para a sociedade e para o governo em relação a questões que envolvem todos os modais. É um importante interlocutor entre o setor de transporte e os três poderes da República. O aprimoramento das legislações e a criação de novos marcos legais foram fundamentais para a dinamização da economia brasileira.
O aniversário da CNT é uma oportunidade não apenas de celebrar suas conquistas, mas também de reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento do transporte no Brasil.