O Banco Central (BC) completou 60 anos em abril. Para comemorar a data, o Banco Central produziu um almanaque com verbetes que relatam os principais acontecimentos e realizações da autoridade monetária ao longo de sua trajetória.
Com textos curtos, fotos, gráficos e vídeos, a produção mostra a linha do tempo dos acontecimentos desde a pré-história do Banco Central, em que a Casa da Moeda, o Banco do Brasil e a Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc) desempenharam funções de autoridade monetária.
As inovações mais recentes como a criação do Pix, do Open Finance e os estudos sobre o Drex, também fazem parte do conteúdo do almanaque. A publicação revela que a lei 4.595 que criou o Banco Central foi promulgada em dezembro de 1964, mas as atividades foram iniciadas em abril de 1965.
“O Banco Central é uma instituição que protagonizou fatos importantíssimos da vida econômica nacional, o que torna a sua história muito rica. Resgatar e compartilhar essa história como parte das comemorações de seus 60 anos é, portanto, uma oportunidade”, explica Izabela Correa, Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do BC
O almanaque, destaca ainda o pioneirismo do BC na informatização do sistema financeiro, com a criação do Sisbacen no ano 1985; sobre a criação da marca, em 1975, pelo arquiteto e designer Aloísio Magalhães; a respeito da reestruturação da dívida externa brasileira realizada em 1994; e diversos outros fatos da história econômica brasileira.
Acesse AQUI o almanaque