FOTO \ LUCAS BRAGA \ UFMG
Nova forma de avaliação da UFMG transforma rotina escolar e mobiliza instituições em BH
Com a implementação do Vestibular Seriado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escolas de Belo Horizonte intensificam seus esforços para adaptar práticas pedagógicas e oferecer suporte contínuo aos estudantes. O novo modelo avalia o desempenho do aluno ao longo dos três anos escolares, promovendo uma lógica mais progressiva e menos excludente.
O Vestibular Seriado vai ofertar 30% das vagas iniciais de 94 cursos de graduação da UFMG e coexistirá com a seleção que associa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e com os demais processos seletivos existentes na Instituição A proposta da UFMG prevê três etapas consecutivas: a Etapa 1, aplicada no primeiro ano, representa 20% da nota final; a Etapa 2, no segundo ano, soma 25%; e a Etapa 3, no terceiro ano, corresponde a 55% da pontuação total.
Os estudantes aprovados nas três etapas do ciclo 2025-2027 vão ingressar em 2028. A primeira prova será realizada em 14 de dezembro de 2025, em sete cidades mineiras, incluindo Belo Horizonte. Entre as instituições que já se destacam na preparação para o novo formato está o Colégio Santo Agostinho. Segundo Julia Farnese, supervisora do Ensino Médio, a escola desenvolveu um plano específico para o Seriado. “Incluímos aulas extras com foco na resolução de exercícios no contraturno, simulados frequentes e um material personalizado, produzido pela editora SAS, adequado ao perfil do Seriado, sempre com intuito de preparar os alunos para uma sociedade hiperconectada”, afirma.
A escola também investe em uma plataforma exclusiva, o Campus Vesti bular, que oferece videoaulas e análises aprofundadas das obras exigidas em Literatura e Artes. Farnese destaca que “a constância no processo de preparação aumenta significativamente as chances de aprovação”. As duas primeiras etapas do Seriado incluem 45 questões objetivas e uma discursiva com abordagem interdisciplinar.
Já a terceira etapa será aplicada em dois dias, com redação, questões objetivas e discursivas específicas conforme a área de conhecimento escolhida. As questões discursivas terão peso quatro, enquanto as objetivas contarão peso um, o que re força a importância do domínio da escrita desde o início. Além do Santo Agostinho, outras es colas de Belo Horizonte também se movi mentam. O Colégio Bernoulli, por exemplo, publicou em seu site orientações sobre o Seriado e destacou a importância da adaptação curricular.
O Colégio Loyola, em comunicado interno, informou que está revisando seus planos de ensino para alinhar-se às diretrizes da UFMG. Já o Colégio Magnum afirmou que “acompanha de perto as mudanças e está em diálogo com professores e famílias para garantir uma transição segura”. O Seriado está aberto a todos os estudantes do Ensino Médio, incluindo egressos e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições são feitas on-line, até o dia 19, com possibilidade de isenção total ou parcial da taxa, conforme critérios socioeconômicos defini dos em edital. A escolha do curso e da modalidade de vaga será feita apenas na última etapa, o que permite maior maturidade na decisão.