Saúde

Vigilância Sanitária de BH reforça vistorias no comércio de alimentos para o Carnaval

visa

Iniciativa tem o objetivo de reduzir riscos de oferta de alimentos impróprios para o consumo durante a folia

A Vigilância Sanitária (Visa) de Belo Horizonte está reforçando as fiscalizações em bares, restaurantes, supermercados, padarias e lanchonetes para garantir o cuidado com a alimentação da população e dos foliões durante o Carnaval 2024. A equipe já realizou 105 vistorias, que resultaram na aplicação de uma multa e na interdição de três estabelecimentos. Houve ainda a apreensão de 41 kg de alimentos impróprios para consumo.

Durante as visitas, a Vigilância Sanitária tem observado as condições de higiene e limpeza dos estabelecimentos, a temperatura dos alimentos e as condições de armazenamento e conservação, além do prazo de validade.

A iniciativa do Município visa orientar os comerciantes a redobrarem a atenção nos processos de fabricação e comercialização dos alimentos para evitar a ocorrência de doenças transmitidas por esses produtos.

Ainda como parte das ações foi realizado um treinamento com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e com o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sincovaga). Ao todo, cerca de 50 participantes, entre proprietários e responsáveis técnicos, receberam orientações sobre as boas práticas de manipulação de alimentos, além de material informativo. A estratégia é para ampliar o compartilhamento das informações e dicas.

Para garantir a ágil atuação da Vigilância Sanitária durante o período oficial do Carnaval 2024, as equipes estarão de plantão no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH).

Denúncias

As pessoas podem colaborar com as ações da Visa e, em caso de irregularidades, registrar as denúncias nos canais oficiais da Prefeitura, sendo o Portal de Serviços, PBH APP ou telefone 156.

Compartilhe