Educação

Confira as dicas de um psicólogo aliviar a ansiedade na prova do Enem

722b45f3 4b7e 45ba 8c4a 383cdd243f35

Falta pouco mais de uma semana para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, marcadas para os domingos 9 e 16 de novembro, e aumenta a cada dia a pressão sobre os estudantes. O psicólogo Thiago de Paula diz que a gestão da energia mental na reta final é o diferencial para um bom desempenho.

Segundo ele, além da rotina de estudos, é preciso gerenciar o ambiente externo, criando o que ele chama de ‘bolha de proteção mental’. A organização prévia da logística para o dia da prova, por exemplo, é uma ferramenta poderosa contra a instabilidade emocional. “Elimine as pequenas incertezas do dia anterior ou do próprio domingo da prova, isso vai reduzir muito o estresse”, aconselha Thiago de Paula.

A tal da ansiedade

Ter um frio na barriga antes do Enem é natural, mas quando a ansiedade prejudica? O psicólogo explica que ela é como uma “faca de dois gumes” e é fundamental diferenciar sua natureza. “A ansiedade paralisante é como um curto-circuito mental, ela não impulsiona, bloqueia. Em vez de focar, sua mente corre em círculos com pensamentos catastróficos”, afirma.

“A necessidade de correr uma maratona para aprender conteúdo novo é grande, mas o momento exige uma recalibragem de foco. A meta é chegar no dia do exame com tranquilidade e preparação, não exaustão. É hora de solidificar, não de construir algo novo”, avalia.

Thiago de Paula explica que para momentos de crise, quando o cérebro parece desligar, existem técnicas práticas para retomar o controle. “A mais imediata é a respiração diafragmática. Inspire pelo nariz contando até quatro, sentindo o abdômen se expandir. Segure por quatro tempos e solte o ar pela boca contando até seis ou oito. Isso sinaliza ao seu sistema nervoso que você está seguro.”

E as redes sociais?

Ele diz que a solução não é a desconexão total, mas uma mudança de postura em como a tecnologia é consumida. “Seja seletivo com quem você segue. Desative as notificações de perfis que geram mais ansiedade do que inspiração. Transforme seu feed em um jardim digital de coisas que te nutrem, e não que te secam”, orienta.

De acordo com o psicólogo, o foco deve ser sempre o progresso individual. “Lembre-se que a sua jornada é única. Compare-se com você de ontem, não com as outras pessoas, porque isso é muito injusto. Celebre as suas pequenas vitórias e aprenda com todos aqueles desafios e erros seus.”

Foto: Nello Aun

Compartilhe