Evento terá duas fases e contará com a participação de importantes nomes da literatura nacional e internacional
“Mulheres de Prosas e Versos” é o tema da 5ª Feira Literária Internacional de Tiradentes (Fliti) que acontece na cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais. Nesta edição, a feira será dividida em dois momentos: de 7 a 10 de novembro de 2024, no Centro Cultural Yves Alves (CCYA), e de 9 a 13 de abril de 2025, na Praça da Rodoviária, no Largo das Forras e no Largo das Mercês, tornando-se um evento de âmbito internacional.
A feira fará uma homenagem às escritoras nascidas em Minas Gerais. A proposta é destacar por meio dos textos literários, a importância da escrita feminina e seus desdobramentos no contexto sociocultural em que estão inseridas. Carla Madeira e Paula Pimenta são alguns dos nomes de destaque da cena contemporânea mineira, que vão integrar o time de palestrantes da 5ª Fliti.
No total, serão nove dias de imersão no mundo do conhecimento e da literatura com a chancela inédita da Academia Brasileira de Letras (ABL). O primeiro momento, em novembro de 2024, conta com nomes de peso confirmados, como o escritor angolano e autor de títulos como “O Vendedor de Passados” (2004), José Eduardo Agualusa, que lançará seu novo livro, “Mestre dos Batuques”.
Estarão presentes também o vencedor do prêmio Jabuti de 2022 pelo melhor projeto gráfico, Daniel Kondo, e Bela Gil, que acabam de lançar o livro “Florisbela: Receitas de Amizade”.
Outros autores de destaque na cena literária nacional confirmaram presença: o ator, roteirista e autor Gregório Duvivier; o filósofo e apresentador do programa Papo de Segunda, do canal GNT, Francisco Bosco; e o jornalista, escritor e presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira.
Biblioteca
Uma das importantes entregas desta edição deve impactar de forma duradoura a cidade histórica. Ainda vivendo os desdobramentos dos intensos e frutíferos anos da Fliti, a Prefeitura Municipal de Tiradentes vai atender um pedido dos organizadores da feira que vão reabrir e realizar a gestão da Biblioteca Pública Municipal de Tiradentes “Professora Geralda Trindade da Costa Campos”.
A quinta edição da Fliti visa também estimular o interesse e o acesso do público infanto-juvenil ao universo literário. O ônibus-biblioteca, um acervo de 2 mil exemplares sobre rodas, vai disponibilizar empréstimos gratuitos para toda a população durante o evento, além de percorrer as escolas da região das vertentes. No segundo momento do projeto, em abril de 2025, serão distribuídos vouchers nos valores de R$ 25 para os alunos da rede pública e R$ 35 para o corpo docente adquirir títulos.
“Já emprestamos centenas de títulos para a população de Tiradentes ao longo das quatro edições do projeto. Acreditamos no potencial transformador da literatura e sabemos, que a longo prazo, teremos um futuro muito melhor para os moradores dessa cidade tão incrível. Mudar a concepção de que o jovem não gosta de ler é um dos vários objetivos que passam pela criação desse evento enriquecedor”, conta a produtora e idealizadora do projeto, Cristina Figueiredo.
Sobre a Fliti
Em suas quatro edições, a Feira Literária de Tiradentes, único evento gratuito do segmento na região, recebeu um total de 48.315 visitantes leitores, 332 escritores e artistas, além de ter contado com a participação de 96 livrarias e distribuidoras.
Já passaram pelas últimas edições da Fliti renomados autores, como a historiadora Mary Del Priore, Ruy Castro, Humberto Werneck, Maria Ribeiro, Nelson Motta, Heloísa Teixeira, Antônio Prata, Helio de La Peña, Carlos Eduardo Novaes, Eliana Alves Cruz, Roger Mello, Fabrício Carpinejar, Thalita Rebouças e Martha Medeiros.
PRÉ-PROGRAMAÇÃO – 7 a 10 de novembro
7/11
10h – Abertura Oficial da 5ª Feira Literária Internacional de Tiradentes com autoridades e lançamento do “Concurso de Poesia nas Escolas”
10h30 – Mesa sobre poesia com Bruno Venga e Luiza Mussnich – Mediação: Isa Pessoa
11h30 – Mesa sobre Inteligência Artificial na Literatura
15h – Mesa dos Imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), com Merval Pereira – Presidente da ABL – Mediação: Ester Lima
16h30 – Mesa “A Cosmogonia Indígena” com Renato Soares – Mediação: Pedro Nabuco
18h – Mesa Poesia Numa Hora Dessas?, com Gregório Duvivier e Bianca Ramoneda – Mediação: Karla Monteiro
8/11
10h – Mesa com Roger Mello e Marcelino Freire
11h30 – Mesa “Cazuza Jovem para Sempre”, com Lucinha Araújo e Ramon Nunes
15h – Mesa com Volnei Canônica e Stela Barbieri – Tema: A Literatura, as infâncias e os temas sensíveis: como as narrativas dialogam com os sentimentos Lançamento do Livro
16h30 – Mesa com Bela Gil e Daniel Kondo – Lançamento do Livro
19h – Apresentação do Musical “O Mundo na Mão”, de Roger Mello
9/11
10h – Mesa com Adriana Falcão e Aloísio de Abreu – Tema: Literatura e suas migrações para cinema, teatro e tv – Mediação: Karla Monteiro
11h30 – Mesa com Sérgio Rodrigues – Mediação: Cristiane Costa
15h – Mesa com Francisco Bosco e convidado – Mediação: Cristiane Costa
16h30 – Mesa com Carla Madeira – Mediação: Bianca Ramoneda
18h – Mesa com José Eduardo Agualusa (Angola) – Lançamento de Livro
10/11
11h – Mesa com Roger Mello, Mariana Massarani e Fernando Vilela
15h – Mesa com Paula Pimenta
17h – Teatro de bonecos com Nado Rohrmann