Cultura

10 livros para ler em uma semana

10 lugares

fonte:Divulgação

Confira as sugestões de livros para “maratonar” em uma semana

 

  • A Natureza da mordida:

Da escritora do fenômeno “Tudo é rio”, “A Natureza da Mordida” conta a história de Biá, uma psicanalista aposentada, e de Olívia, uma jovem jornalista, que se tornam amigas ao longo do livro, depois de se encontrarem pela primeira vez em um sebo improvisado. Carla Madeira utiliza das vozes de ambas as personagens para contar a história, variando entre o relato objetivo de Olívia e as anotações dispersas de Biá.

 

  • Conversas entre amigos:

“Conversas entre amigos” é o romance de estreia da irlandesa Sally Rooney, que vem ganhando cada vez mais notoriedade. O livro conta a história de Frances, uma estudante e jovem escritora, que apresenta seus poemas ao lado de Bobbi, sua melhor amiga e ex-namorada. A trama esquenta quando entram em cena Melissa, uma renomada fotógrafa, e seu marido, o ator Nick, criando laços cada vez mais complexos entre os quatro personagens.

 

  • O Caso Morel:

“O Caso Morel” é um curto romance de um dos maiores escritores da língua portuguesa, Rubem Fonseca. A história gira em torno de Paul Morel, um artista que acaba preso pela suspeita se assasinato de uma de suas ex-namoradas, que recebe, em sua cela, a visita de Vilela, um escritor e ex-delegado. A narrativa varia entre o manuscrito de Morel e a narração de Vilela, que se entrelaçam para criar um grande romance policial.

 

  • Minhas histórias dos outros:

“Minha história dos outros” é uma obra autobiográfica de Zuenir Ventura, que conta casos e acontecimentos que presenciou em seus mais de cinquenta anos como jornalista. A obra apresenta ao leitor histórias de Nelson Rodrigues, Glauber Rocha, Darcy Ribeiro e muitos outros, que se passam nos mais variados lugares, de Saint-Tropez à Amazônia. 

 

  • Gostaria que você estivesse aqui:

Escrito por Fernando Scheller, “Gostaria que você estivesse aqui” é uma emocionante história que acompanha cinco personagens durante a década de 80, no Rio de Janeiro. A obra nos apresenta Inácio, que é apaixonado por Baby, que tenta encontrar seu lugar no mundo assim como César, um produtor musical gay que mora junto de sua mãe Selma, que além de lidar com o abandono do marido, também tem medo de perder seu filho. Além disso, trabalha no prédio de Selma o paraibano Rosalvo, que acabou de se mudar para a Rocinha para ir atrás do assassino de sua filha trans.

 

  • Memórias do subsolo:

“Memórias do subsolo” é uma das grandes obras de Fiódor Dostoiévski, um dos maiores escritores da literatura russa (e mundial). A história é contata por um narrador-personagem, um funcionário público aposentado que apresenta seus pensamentos mais profundos e suas ações mais duvidosas, muitas vezes sendo contraditório em seus relatos.

 

  • Meus desacontecimentos:

Em “Meus desacontecimentos”, Eliane Brum apresenta sua história de vida ao leitor, que acontece em consonância com sua escrita. Neste livro, a jornalista se transforma em história ao apresentar os personagens mais importantes de sua vida íntima, fazendo isso com uma escrita sensível, envolvente e cativante.

 

  • Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei:

Lançado em 1994, “Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei” acompanha o reencontro de Pilar, uma mulher independente que fez sua vida em sua cidade natal, e de seu amigo de infância, que se transformou em homem capaz de pregar para multidões e de realizar milagres. Paulo Coelho desenvolve neste reencontro, que se passa onze anos após a última vez que se viram, um relato emocionante, que se revolve ao redor do amor.

 

  • Ai de ti, Copacabana:

“Ai de ti, Copacabana” é uma compilação de 60 crônicas publicadas por Rubem Braga, um dos principais escritores brasileiros do século XX. O livro traz muitas das principais histórias escritas pelo cronista, como “História de pescaria”, “Quem sabe Deus está ouvindo” e “Ai de ti, Copacabana”, que dá nome ao compilado.

 

  • The Outsiders:

“The Outsiders”, escrito por S.E Hinton em 1967, tem como protagonista Ponyboy Curtis, o caçula dos greasers, um grupo formado pelos mais pobres da cidade de Tulsa, que tem uma grande rivalidade com os Socs, grupo formado pelos mais afortunados. Quando um confronto entre os grupos têm um desfecho perturbador, Ponyboy é forçado a amadurecer e encarar sua vida, criando um relato emocionante e atemporal.

 

 

Compartilhe