Raphael Aleixo: “As pessoas estão comprovando os benefícios do serviço”
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Mudança de hábito dos consumidores leva a crescimento do mercado de lavanderias self service
Quem curte a telona deve se lembrar de alguma cena de filme que se passou em uma lavanderia americana ou europeia, com aquelas máquinas gigantes e as próprias pessoas manipulando as poderosas lavadoras e secadoras. Pois é, o que por muito tempo foi costume e cultura em outros países, chegou com força total no Brasil e em Minas Gerais.
Nós estamos falando das famosas e modernas lavanderias self-service que cada vez mais conquistam a opção e o investimento do público. “O expressivo avanço das lavanderias self-service no Brasil reflete uma mudança no panorama dos serviços, atendendo a uma demanda de novos consumidores que buscam bons preços aliados a conveniência e autonomia.
Essa expansão não apenas impulsiona a economia local, mas também demonstra o fortalecimento do setor, destacando-se como um mercado dinâmico e promissor, oferecendo uma opção conveniente e autossuficiente para os consumidores”, afirma o diretor do Sindicato de Lavanderias e Similares de Belo Horizonte (SindLav), Gustavo Bregunci.
Não há dados exatos no Brasil, mas o Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo (Sindlav) estima que existam 8 mil lavanderias no país, sendo 6 mil domésticas e 2 mil industriais. De acordo com relatório da Research and Markets, o mercado global de serviços de lavanderia atingiu US$ 104,2 bilhões em 2021, apresentando uma taxa composta de crescimento anual, a Compound Annual Growth Rate (CAGR) de 2,1% desde 2016.
O relatório prevê que o segmento atinja US$ 145,8 bilhões em 2031, com um crescimento que tem sido estimulado pela rápida urbanização, o estilo de vida agitado das pessoas, avanço da tecnologia de automação, aumento dos setores de serviços de saúde, franquias e de hotelaria, elevação do número de residências unipessoais e cada vez menores, sem áreas de serviço e lavanderias comuns de alguns condomínios apresentando problemas demais. “Para os consumidores residenciais, os serviços de lavanderia estão se mostrando confiáveis e convenientes a um preço razoável, com lavagens mais rápidas e eficientes”, diz a pesquisa.
Outro estudo, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que cerca de 40% das pessoas sentem que seu tempo livre foi reduzido, principalmente devido à quantidade de afazeres domésticos e isso impacta diretamente nos hábitos dos consumidores e na busca pela terceirização de tarefas como lavanderia.
De acordo com o proprietário da Lavanderia Laundre, em Belo Horizonte, Raphael de Oliveira Aleixo, primeira lavanderia 100% self- service na cidade, na Savassi, que conheceu e se apaixonou pelo modelo de negócio durante viagem ao exterior, estudou e pesquisou muito o segmento, inclusive os fornecedores, antes de investir no negócio próprio, “está havendo uma mudança de com[1]portamento e de cultura no Brasil e as pessoas estão comprovando os benefícios de usarem esse serviço”, analisa.
Segundo ele, a infraestrutura das lavanderias desse formato geralmente integra modelos de super e poderosas máquinas para trabalhar com 10 a 13 quilos, com um tempo de 35 minutos para a lavagem e 45 para a secagem, uma média de peças, por máquina, de um cesto onde cabem de 20 a 25 ´mudas de roupas. “Assim a média de gastos do cliente é de R$ 34,80, sendo R$ 17,90 para lavar e R$ 16,40 para secar”, observa Raphael.
Em sua loja, ele oferece ao cliente, como cortesia, lenços amaciantes Downy. “E cerca de 90% das roupas já saem da secadora praticamente passadas”, garante. Entre os produtos oferecidos para o público nas lavanderias self- service, estão os superconcentrados, pela alta performance que, na maioria das lojas, são o amaciante Comfort Concentrado e o sabão em pó Omo Perfect White. Raphael informa que gosta tanto do trabalho, que pensa e investe em diversificar seus negócios, abrir mais duas lavanderias em BH, antes de partir para a franquia da sua própria marca.
E há ainda uma questão importantíssima a ser considerada na utilização de serviços de lavanderia: a sustentabilidade. É que o uso da lavanderia, em detrimento de lavar as roupas em casa, pode trazer economia para os consumidores, especialmente nos consumos de água e energia. Segundo Raphael Aleixo, “a despesa com lavanderias é muito menor se comparada às lavagens em casa. Só o valor gasto na aquisição de uma lava e seca, fica em torno de 3 a 4 mil reais.
Na Laundre você gasta 1h2h para lavar e secar suas roupas e em casa, contando o tempo da lavagem da mesma quantidade de roupas, se gastaria pelo menos o dobro do tempo, pois as máquinas atuais secam menor quantidade de roupas, além de levarem o dobro do tempo para isso: umas duas horas. Então teríamos que fazer pelo menos dois ciclos de lavagem e dois de secagem para a mesma quantidade em casa, o que levaria aproximadamente 6 horas, contando 1h de lavagem e 2h de secagem e vai depender também do ciclo de lavagem que a pessoa escolher.
No final, em média, gastam-se oito horas para lavar e secar duas máquinas de roupas em casa, já em lavanderias self-service, tudo é resolvido em aproximadamente uma hora”, analisou Raphael.
Já a empresária Soraya Maria Mendes Pomarico, começou seu negócio de lavanderia self service pelo modelo franquia. E que franquia! Ela conheceu o modelo de negócio no Brasil e na Europa, onde morou por dois anos e é proprietária da franquia Bubble Box Lavanderia Selfie Service, desde julho deste ano, na Serra. “Comecei nesse negócio porque conheci, usei na prática e, desde a primeira vez, amei a experiência”, confessa.
Soraya percebe que as pessoas buscam também nas lavanderias, entre outras coisas, um ambiente limpo, agradável e confortável, organizado, com serviço moderno, máquinas de primeira linha, higienizadas, fortes e potentes, com a oferta de sabão e amaciante profissionais e de qualidade, com TV, ar-condicionado e tranquilidade. “Por exemplo, às vezes, os clientes pedem lanches ou saem para resolver outras coisas e, quando retornam, está tudo certo, sem problema nenhum”, disse.
A funcionária pública, Patrícia Loureiro, é cliente, desde 2019 da Laundre. “Conheci e comecei a usar porque onde eu morava não tinha como colocar uma máquina de lavar e desde o início, a Laundre me atendeu muito bem. Com o tempo até surgiram outras marcas, mas o diferencial, pra mim, é o atendimento e hoje, no estilo de vida que eu levo, utilizar os serviços de uma lavanderia é o que eu preciso”, disse Patrícia.