De 25 a 29/10 haverá lançamentos de livros, contato com mais de 80 escritores e venda de milhares de títulos com preços acessíveis.
Uma visita a Tiradentes, cidade histórica mineira cheia de charme e ótima gastronomia, pode ser ainda mais interessante no final deste mês, com a realização da 4ª Edição da Feira Literária de Tiradentes (Fliti), que acontece de 25 a 29 de outubro.
O evento tem uma programação diversificada e gratuita, envolvendo a presença de mais de 80 escritores, lançamentos de livros, atividades para adultos e crianças e 35 editoras com milhares de títulos a preços acessíveis. E neste ano, o escritor homenageado é o mineiro Fernando Sabino que, se estivesse vivo, estaria completando cem anos.
A idealizadora e diretora da Fliti, Cristina Figueiredo, conta que a proposta é incentivar a leitura, promovendo muito mais que o acesso à literatura. A realização foca em propiciar o contato entre leitor e autor, programações divertidas e atividades literárias, expandindo o universo que antes apenas cabia na palma das mãos.
“Ninguém na Fliti sai sem um livro na mão”, afirma, devido aos empréstimos de livros gratuitos do ônibus biblioteca. A premissa é atendida com a presença de 35 editoras, vendendo centenas de livros a preços populares e o tradicional ônibus biblioteca itinerante para empréstimo gratuito de livros.
“O compromisso é de todos para tornar o Brasil um país cada vez mais leitor e melhor posicionado neste ranking mundial”, destaca Cristina.
Espaços
A feira acontecerá simultaneamente em quatro espaços diferentes: Praça da Rodoviária, Centro Cultural Yves Alves, Largo das Forras e Largo das Mercês, onde ficará o ônibus biblioteca itinerante, durante os cinco dias, para o empréstimo gratuito de mais de dois mil livros, para o tiradentino ler em casa ou no próprio local, com diversas atividades para as crianças, como contação de histórias, apresentações artístico-literárias e exposições de filmes.
A 3ª edição da “Roda Ilustrada”, idealizada pelo premiado artista gráfico Roger Mello, acontecerá na Praça da Rodoviária e contará com a participação de renomados ilustradores da atualidade, como Daniel Kondo, responsável pela curadoria da mesma, juntamente com o próprio Roger Mello.
A idealizadora e diretora da Fliti também explica que a feira conta com quatro importantes curadores para apresentar as maiores novidades em presença de autores, lançamentos de obras e atividades: a carioca Isa Pessoa; o gaúcho Volnei Canônica, curador do edital de novos escritores; os artistas gráficos Roger Mello de Brasília e o gaúcho Daniel Kondo.
A organização, juntamente com a curadora Isa Pessoa, já confirmou a presença de mais de 80 escritores, como Ruy Castro; Nelson Motta; Antônia Pellegrino; Eliana Alves Cruz; Daniel Kondo; Heloisa Seixas; Heloisa Teixeira; Helio de La Peña; Maria Ribeiro; Martha Medeiros; Mary Del Priori; Rui Oliveira; Thalyta Rebouças, Rafael Gallo; Rose Marie Inojosa; Léo Cunha e Olavo Romano, dentre outros.