Restaurante está instalado na casa mais antiga da rua Francisco Cândido Barbosa, em Tiradentes
Fotos:divulgação
Chef ítalo-brasileiro privilegia a simplicidade para resgatar sabores e sensações em Tiradentes
O chef ítalo-brasileiro Matheus Persilva Para-tella é um explorador: a partir de suas trilhas e andanças pelos arredores da cidade histórica de Tiradentes, onde está seu restaurante, o La Villa Trattoria, ele catalogou 16 tipos de flores comestíveis, entre elas a tumbérgia-azul, que tem sabor de cogumelo e está incorporada ao seu menu. Longe de ser seu principal ingrediente, a flor é a metáfora da gastronomia praticada por Paratella: delicada e surpreendente.
Formado em gastronomia pela italiana Scuola Profissionale Alberghiero di Barolo, na província de Cuneo, na região do Piemonte, a herança cultural e afetiva do chef se manifesta em pratos que carregam técnica e tradição, criando laços entre Itália e Brasil por meio dos sabores. Os cheiros-verdes saem da sua horta, a massa do carbonara, do agnolotti, do gnocchetti e todas as pastas saem frescas da sua cozinha insta lada na casa centenária, a mais antiga da rua Francisco Cândido Barbosa.
Os ingredientes mineiros dão vida a pratos que fizeram do La Villa Trattoria um dos 100 melhores restaurantes do Brasil. Em 2024, a revista Exame fez um ranking e, com menos de um ano, a casa já figurava na lista. Uma das estrelas desta constelação de delícias é o La Mia Carbonara. A massa artesanal é salteada com pancetta, creme fresco, gema caipira, parmesão da Mantiqueira, pimenta-do-reino, queijo minas e truta também da Serra da Mantiqueira. O prato é flambado com cachaça artesanal da fazenda Cambota e finalizado com pancetta, legumes regionais e vinagrete de ameixa roxa. O cuscuz de castanhas acompanha o prato.
Paratella conta que desenvolve o layout da comida respeitando a sazonalidade dos ingredientes e mantendo a tradição italiana como base. A simplicidade dá o tom da cozinha ita liana que valoriza produtos frescos e locais. “Como costumo dizer , produtos KM 0, com um toque pessoal e criativo.” Para ele, agradar o cliente é motivação: “Essa é a essência da nossa proposta: oferecer experiências que despertam lembranças e criam novas memórias.”
Memórias entrelaçadas às origens: almoço em família, o cuidado da nonna, o prazer de compartilhar a mesa. “Descrevemos nossa cozinha como italiana afetiva. Falamos de uma culinária que vai além da técnica e carrega memórias, sentimentos e tradições preparadas de forma artesanal”, considera o chef. Por falar em sentimentos e memórias, a cestinha de massa podre com queijo de cabra boursin, figo fresco e mel das Vertentes foi batizada de Onivaldo em homenagem ao falecido produtor de queijo de Itabirito, sr. Onivaldo.
Agora, ele está imortalizado em forma de sabor. E que sabor! Em 2017, Matheus Paratella foi o vence dor do reality gastronômico Fecha a Conta, no Programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga, na Rede Globo. Ele afirma que a conquista representou um marco na carreira pela oportunidade de mostrar ao público brasileira gastronomia, competência e profissionalismo, além de abrir portas para que mais pessoas conhecessem seu trabalho e sua forma de cozinhar.
Paratella explica que o restaurante trabalha com o modelo de menu degustação porque é a forma de oferecer ao comensal uma experiência completa. O menu é construído como uma narrativa, em que cada prato tem um papel específico dentro de uma sequência que deve conduzir as pessoas por diferentes sabores, texturas e memórias afetivas. O chef considera que o formato lhe permite expressar a identidade da casa e sua visão apre sentando combinações cuidadosamente pensa das. Os ingredientes são sazonais e as técnicas, segundo ele, revelam o melhor de cada produto. “Ao optar pelo menu degustação, conseguimos garantir que todos vivam a mesma experiência, com início, meio e fim, tornando cada visita única e inesquecível.”
SERVIÇO
La Villa Trattoria Telefone: (32) 99951-1880
Endereço: Rua Francisco Cândido Barbosa, 31A, Centro Tiradentes – Minas Gerais