Fotos:Divulgação
A Neooh nasceu como nova marca em março de 2020, como uma empresa da era “phygital”, que une os mundos físico e digital, trazendo o know-how de trajetória da JChebly. Em tempos de pandemia, Leonardo Chebly escolheu uma frase de Ayrton Senna como lema – “na adversidade, uns desistem, enquanto outros batem recordes” – e botou o pé no acelerador: passou a investir ainda mais em interatividade e experiências imersivas. “Implementamos soluções inovadoras, como realidade aumentada, conteúdo 3D e jogos interativos em nossas campanhas. Isso nos tornou cada vez mais relevantes e capazes de alcançar os consumidores, oferecendo oportunidades únicas de engajamento em diversos momentos e locais”, conta.
Empresas como O Boticário e Diageo, por exemplo, passaram a utilizar a tecnologia de outdoors 3D, também conhecida como outdoors anamórficos 3D, produzida pela Aioros Studios – empresa especializada, recentemente incorporada pelo grupo. “Os elementos parecem emergir da tela, capturando a atenção do público de maneira mais eficiente e agregando uma nova dimensão às campanhas”, descreve.
A Neooh está presente, atualmente, em 41 aeroportos brasileiros, mais de 60 terminais rodoviários e 13 parques ecológicos, impactando cerca de 75 milhões de pessoas por mês. “O mais novo produto são os circuitos de digital out of home (DOOH), presente nos parques de São Paulo, com ações especiais no Ibirapuera e no Villa-Lobos”, relata o diretor de mercado Gilberto Andrade. Já os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio, somam mais de 100 telas digitais. Além disso, em dezembro de 2023, a empresa adquiriu os ativos de mídia da revista 29Horas, distribuída em ambos os terminais, ampliando sua presença em mídia e conteúdo.
Com esses e outros investimentos, somente em 2023, a Neooh aumentou sua receita em 40% em relação a 2022, com mais de R$ 200 milhões em faturamento; em 2024, a projeção é superar os R$ 300 milhões, acompanhando o crescimento tecnológico de grandes players do cenário internacional de OOH. “A Neooh tem 90% de seu inventário digitalizado, permitindo a exibição de conteúdos dinâmicos e interativos que engajam o público de maneiras inovadoras. Os projetos especiais permitem integrar a mídia out of home tradicional a ações de ativação e eventos, oferecendo experimentação às marcas brasileiras”, diz Chebly.
Outro foco da Neooh é o segmento de mídia de varejo (retail media), por meio do qual as marcas anunciam seus produtos em espaços publicitários ou canais de vendas dos varejos. “Permitimos ao nosso cliente que ele crie uma experiência de compra diferenciada, fortalecendo a imagem de sua empresa e promovendo uma interação mais significativa com os consumidores, o que resulta em impulsionamento das vendas”, apresenta Hugo Vieira, COO da Neooh.
O modelo de negócio ainda promove diversificação de receitas, uma vez que a venda de espaços publicitários se torna uma nova fonte de renda para o anunciante, que passa a ter acesso direto e exclusivo a um público mais propenso ao engajamento. “Globalmente, as marcas têm visto no DOOH um meio extremamente eficaz, segmentado, que favorece a compra programática.
Também enxergam uma atualização de conteúdo em tempo real e a possibilidade de trocas dinâmicas de campanha. Tudo isso transforma o DOOH em uma extensão, uma vitrine da comunicação digital, com essa audiência gigante que é atingida pelas nossas telas no dia a dia”, avalia Chebly.
A integração com as pautas ESG e os princípios de responsabilidade social e ambiental também estão na lista de atividades da Neooh. Em 2021, ela se tornou a primeira empresa de OOH do mundo a compensar 100% de sua pegada de carbono. A ação foi realizada em parceria com a fintech ambiental Moss.Earth, que calcula o impacto ambiental de cada operação e fornece os créditos de carbono necessários para a compensação. Outra conquista, em 2024, foi a obtenção do selo “Great Place to Work”, que valida as iniciativas que visam o bem-estar e a produtividade da equipe de colaboradores internos e externos.
Já o Instituto Neooh, liderado por Betania Chebly, mulher de Leonardo, concentra a iniciativas de doações, inclusão e bem-estar social. Em 2023, por exemplo, o núcleo ganhou destaque pelas iniciativas voltadas para a educação de crianças e adolescentes, especialmente por meio dos investimentos realizados com a Unicef e a startup SoulCode.
“Temos foco especial na área da educação. Por meio da parceria com a SoulCode, buscamos contribuir ativamente para promover inclusão digital e capacitação tecnológica, por meio de cursos e treinamentos em programação e desenvolvimento de software para jovens de comunidades carentes. Esperamos que esse apoio ajude a abrir portas para oportunidades no mercado de tecnologia e a reduzir a desigualdade social”, conta Betania. Colaboradores da Neooh têm acesso a bolsas de estudo 100% gratuitas nesse programa, também estendidas a familiares e amigos indicados.
No núcleo familiar, Betania e Leonardo são casados há dez anos. “O Leo e eu compartilhamos responsabilidades e interesses originados de nossa vontade de fazer mais e melhor em tudo o que nos propomos a realizar. Traçamos objetivos ambiciosos e nos dedicamos integralmente para atingi-los. A determinação e a visão dele me inspiram a sempre buscar o melhor para o impacto social que podemos gerar”, diz Betania.
O casal tem duas filhas: Alice, de 8 anos, e Elisa, de 5. “Hoje, estou na função de pai ‘coruja’. Deixei o kart e as motos em segundo plano. Minhas horas de lazer são 100% dedicadas às três mulheres da minha vida”, derrete-se Leo. Aos 47 anos, ele permanece workaholic e produtivo, com a veia do empreendedorismo no DNA, mas com a sabedoria de saber equilibrar trabalho com a vida pessoal. O sonho profissional é ser líder absoluto no segmento de OOH. Porém, a família é a prioridade. “Quero continuar a empreender por muitos e muitos anos, mas também ter tempo de qualidade para acompanhar o crescimento das minhas filhas, ser capaz de transmitir valores positivos, juntamente com a Betania. Minha profissão, hoje, é ser pai.”