Jorge Rebelo de Almeida
FOTO:Divulgação
Presidente do Conselho de Administração do Vila Galé
destaca princípios do grupo
e diz que Brasil está entre as prioridades para expansão
Um dos maiores grupos hoteleiros de Portugal, o Vila Galé, avança por outros mares e leva sua marca. À frente dessa empreitada está o presidente do Conselho de Administração do grupo, Jorge Rebelo de Almeida. Com a visão de quem sabe como atuar na área de hotelaria como poucos, ele vai expandindo o grupo nos segmentos de resorts, hotéis boutique, e espaços especiais pensados para famílias e crianças. Em algumas unidades, o hóspede tem acesso desde a equitação e agroturismo a praias paradisíacas e até um ambiente de contemplação das montanhas mineiras. Fundado em 1986, o grupo tem atualmente 52 hotéis em Portugal, 13 no Brasil, quatro em Cuba e um na Espanha. Além disso, o grupo também investe em vinhos e azeite e não está descartada a possibilidade de investimentos na aviação, um outro foco que, no Brasil, segundo Jorge Rebelo de Almeida, é claramente carente. Manter esse crescimento sustentável e avançar por outros setores não é uma tarefa fácil. Depende, segundo o empresário, de muita humildade e de um aprendizado contínuo.
DE PORTUGAL PARA O MUNDO. COMO TEM SIDO A EXPERIÊNCIA DO VILA GALÉ FORA DE PORTUGAL?
Tem sido um grande desafio, mas uma experiência muito agradável. Trabalha-se muito, mas fazem-se amigos e realizam-se projetos e sonhos. Na nossa visão, o turismo tem de evoluir de mãos dadas com a cultura e sustentabilidade ambiental. Na Vila Galé procuramos realizar projetos integrados com oferta gastronômica, desportiva, lazer e cultura para proporcionar experiências e emoções aos nossos clientes. A nossa principal aposta são resorts para famílias com crianças em localizações de praia.
OS INVESTIMENTOS NO BRASIL, COMO O VILA GALÉ EM OURO PRETO, MOSTRAM UM NOVO CAMINHO PARA A HOTELARIA?
Em Ouro Preto lançamos um resort de campo com condições para mostrar a riqueza e beleza do campo, atrair famílias e crianças, grandes eventos e uma grande oferta de atividades com um Centro Equestre Lusitano/Manga Larga, um centro esportivo, cinco piscinas aquecidas, um spa, balão, trilhas ecológicas e um sem-fim de atividades que proporcionam aos clientes uma experiência inolvidável.
EM QUAIS REGIÕES DO BRASIL O VILA GALÉ TEM CONSEGUIDO UM MELHOR DESEMPENHO?
Até agora os nossos seis resorts all inclusive na praia são os que registam maior procura.
OS TURISTAS PREFEREM O MAR OU AS MONTANHAS?
Mais do que nunca, os clientes gostam de diversificar as experiências, seja no campo, montanha ou praia, ou nas cidades, nos centros históricos, e o Vila Galé vai sempre oferecendo novidades.
MUITOS EMPRESÁRIOS ENFRENTAM DIFICULDADES COM A CARGA TRIBUTÁRIA BRASILEIRA. COMO O VILA GALÉ TEM ENFRENTADO ESSAS QUESTÕES?
A carga tributária tem sido a maior dificuldade para as empresas que investem no Brasil, não só pela carga excessiva, mas sobretudo pela complicação e dificuldades de procedimento. A esperança de
uma redução da carga fiscal e uma simplificação seria fundamental para captar novos investimentos e não afugentar as empresas. As informações até agora divulgadas matam esta esperança e são muito preocupantes. Seria bom que esta situação fosse clarificada com urgência.
A MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA SE MOSTRA UM PROBLEMA NO PAÍS. COMO ATRAIR E FORMAR BONS PROFISSIONAIS PARA ATENDER OS HÓSPEDES E ATRAIR TURISTAS?
O segredo é dar formação em continuidade e melhorar a vida das pessoas.
A INSEGURANÇA JURÍDICA É UM PROBLEMA PARA SE INVESTIR NO BRASIL?
A segurança jurídica é vital para o desenvolvi mento econômico e carece de grande esforço de melhoria.
O VILA GALÉ ESTÁ EXPANDINDO A SUA ATU AÇÃO NA ESPANHA. COMO TEM SIDO ESSA EXPERIÊNCIA E QUE OUTROS PAÍSES DA EUROPA PODEM TER A MARCA?
É nossa intenção avançar na Espanha e noutros países de língua portuguesa, mas para já a prioridade é Portugal, Brasil e Cuba.
A ILHA DE CUBA CHAMOU A ATENÇÃO DO VILA GALÉ. HÁ UMA CURIOSIDADE MUITO GRANDE EM RELAÇÃO À ILHA DE FIDEL CASTRO. AS UNIDADES DO VILA GALÉ EM CUBA SÃO MUITO PROCURADAS POR TURISTAS ESTRANGEIROS?
O principal mercado hoje em Cuba é o canadense, que esperamos também atrair para o Brasil. Estamos agora a trabalhar para levar os brasileiros a Cuba aproveitando os voos da Copa para o Pana má e ligação a Cuba com preço bastante atrativo.
SÃO 52 HOTÉIS EM PAÍSES COM CULTURAS E LEGISLAÇÕES DIFERENTES. ONDE O VILA GALÉ TEM ENCONTRADO MAIS DIFICULDADES PARA OPERAR E ONDE O VILA GALÉ SE SENTE MAIS À VONTADE?
Obviamente em Portugal onde nascemos há 39 anos, conseguimos gerir melhor. No Brasil vamos aprendendo a vencer as dificuldades.
O VILA GALÉ PODE INVESTIR NA TAP? A EMPRESA DE AVIAÇÃO PORTUGUESA É UM DOS PRINCIPAIS ACESSOS DE BRASILEIROS À EUROPA. ISSO IMPULSIONARIA OS NEGÓCIOS DA VILA GALÉ?
Não estamos interessados em concorrer à privatização da TAP. Admitimos, porém, analisar proposta credível para integrar um consócio com este objetivo se tal for necessário. A TAP é uma empresa com extraordinária relevância para Portugal e para o Brasil, onde assegura 94 frequências semanais que ligam o Brasil à Europa e ao mundo, em que o Brasil tem uma carência flagrante.
O TURISMO MUDOU DEPOIS DA PANDEMIA? AS PESSOAS ESTÃO VIAJANDO MAIS E BUSCANDO NOVAS EXPERIÊNCIAS?
O turismo recuperou a um ritmo muito superior ao esperado, o que demonstra a sua relevância na economia.
QUAL O DIFERENCIAL DO VILA GALÉ EM RE LAÇÃO AOS OUTROS HOTÉIS DA SUA CATEGORIA?
A aposta é sempre a de aumentar a satisfação dos nossos clientes e sua fidelização à marca.
TROCAR O DIREITO PELA HOTELARIA FOI UMA BOA IDEIA? A EXPERIÊNCIA COM O DIREITO AJUDA A ENTENDER AS DIFERENÇAS NA LEGISLAÇÃO NOS PAÍSES ONDE O VILA GALÉ ESTÁ INSTALADO?
Não troquei o direito pela hotelaria. O direito é uma base sólida para uma boa gestão. A hotelaria é uma paixão que dura há quase 40 anos e se mantém viva para fazer muito mais.
EXISTE UM SEGREDO PARA O SUCESSO DO GRUPO VILA GALÉ? EXISTE UMA FÓRMULA?
O segredo não existe. A receita é como tudo no Vila Galé, totalmente transparente. Ter: humildade para continuarmos a apreender. Muito trabalho e alguma criatividade. Reinvestimento contínuo dos ganhos obtidos no negócio. Aposta na formação, valorização e dignificação dos colaboradores . Benefícios na utilização dos hotéis para o seu pessoal (65% de desconto), estadias grátis para cada ano de trabalho.
O Grupo Vila Galé é reconhecido pelos seus hotéis executivos, de praia e de montanha, como também em monumentos históricos, com primorosa recuperação, com destaque para o Palácio dos Arcos em Oeiras (anexo a Lisboa) de cuja sacada o rei D.Manuel viu partir as caravelas para a descoberta do Brasil, o Palácio de Braga e o mais antigo de todos, o Castelo do Curutelo que foi funda do antes do ano 1000 da nossa era.
No Brasil, o Vila Galé começou com hotéis de praia e tem hoje a maior cadeia de resorts do Brasil, com mais de 600 apartamentos por unidade.