Política

ANO NOVO: SOL DE PRIMAVERA

Reprodução/Internet

 

Já choramos muito em outras anos, mas insistimos crer que o Ano Novo costuma ser um tempo de esperança. No Brasil, 2026 impõe uma responsabilidade adicional. Será tempo de eleições gerais e a própria qualidade da democracia será colocada à prova.

A democracia brasileira mostrou resiliência, mas vem dando sinais claros de desgaste. Parte desse enfraquecimento está ligada à crise do sistema de representação. Ao longo do tempo, os partidos políticos deixaram de defender projetos consistentes de país e muitos foram criados para facilitar negócios, passando a ser simples instrumentos de poder. Escândalos recorrentes, fragmentação excessiva e alianças pouco compreensíveis minaram a confiança do eleitor.

Com partidos sendo substituídos pelas bolhas forma das nas redes sociais, em sua maioria, radicais e incendiárias, a democracia vai perdendo sua tradicional ponte entre a sociedade e o Estado. Esse vazio institucional ajuda a explicar o avanço do populismo autoritário. Em momentos de frustração e insegurança, ganham espaço os discursos que prometem soluções fáceis, que identificam inimigos internos e que desprezam as regras do jogo. O populismo não elimina a democracia de imediato, mas a corrói por dentro, enfraquecendo o diálogo, estimulando a polarização extrema e colocando líderes acima das instituições.

A DEMOCRACIA BRASILEIRA MOSTROU RESILIÊNCIA, MAS VEM DANDO SINAIS CLAROS DE DESGASTE

Defender a democracia não é defender este ou aquele governo, mas proteger instituições, aceitar resultados eleitorais e reconhecer limites. Em ano eleitoral, mais do que nunca, o Brasil precisa de escolhas responsáveis, debate honesto e ética pública. Não basta escolher o presidente se não es colher com consciência aqueles que constituirão a Câmara dos Deputados e dois terços da Senado. Nada disso se resolve apenas com reformas legais.

Uma democracia forte depende, sobretudo, da ética. Ética na atuação dos partidos, na liderança política, no uso da informação e, também, na postura dos cidadãos. Que o Ano Novo traga esperança e energia para a ação. Somos todos responsáveis pelo nosso próprio destino. Democracia exige compromisso, participação e valores. Sem ética, ela não se sus tenta. Se a maioria continuar silenciosa e omissa, o futuro já sabemos de cor. Que 2026 venha como o Sol de Primavera. Salve Beto Guedes

Compartilhe