A causa é a provável formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul
Chuvas devem permanecer até segunda-feira (30/12), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), principalmente nas regiões do estado de São Paulo até a divisa com Minas Gerais. “O acumulado de precipitação pode superar os 100 mm em 24h”, informou o Inmet.
Para esta quinta-feira (26) e sexta-feira (27), a previsão é de tempo nublado, com chuvas fortes, “que podem causar impactos à população” em várias áreas do país, principalmente na região Sudeste.
Conforme o instituto, a causa é a provável formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), responsável pelas precipitações nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Mas as chuvas devem se concentrar no sudoeste da Amazônia, “cruzando as regiões Centro-Oeste e o Sudeste, até o Oceano Atlântico”.
Para Minas Gerais, a previsão para esta quinta-feira (26) é de dia chuvoso, principalmente no Oeste e Sul do estado. A atuação de uma área de baixa pressão nas imediações do litoral da região Sul do país estabeleceu o canal de umidade entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, mantendo o tempo nublado e com condições de chuva a qualquer hora no Oeste e Centro-Sul mineiro. Pancadas típicas de verão são esperadas no restante do estado.