Gastronomia

Começa na terça-feira em Belo Horizonte o Fórum Internacional de Gastronomia (FIG

vb ed294 agosto 25b capa A Espanha entre nos

Uma programação cuidadosamente planejada para valorizar o protagonismo feminino na cozinha contemporânea, evidenciando a contribuição das mulheres em diferentes etapas da cadeia gastronômica. Essa é a proposta do Fórum Internacional de Gastronomia (FIG) que começa nesta terça-feira (21/10) em Belo Horizonte.

A capital mineira vai sediar também a 2ª edição da Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte. O evento será realizado no Teatro Francisco Nunes, localizado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, e vai até quarta-feira (22).

A programação conta com uma série de ações para troca de experiências, atividades gastronômicas, mesas redondas, experiências de Cozinha Show e demonstrações de como a tecnologia está remodelando a gastronomia mundial.

Especialistas, chefs, produtores e estudiosos para debates sobre alguns dos temas mais relevantes da gastronomia mundial confirmaram participação no fórum. A programação abrange desde reflexões sobre a tradição e a memória alimentar até discussões sobre inovação e sustentabilidade, valorizando a cozinha de Belo Horizonte e suas conexões com o cenário global.

Os destaques são o “Comida e Prosa”, roda de conversa marcada pela troca de experiências e contação de histórias; “Do Prato à Memória”, que reconhece a comida como patrimônio cultural; e “Boas Práticas em Belo Horizonte”, que evidencia iniciativas locais de excelência.

Feira Gastronômica gratuita

Também faz parte do evento uma feira gastronômica gratuita na entrada do Teatro Francisco Nunes, iniciativa da Belotur, em parceria com o Sebrae Minas, por meio do projeto Prepara Gastronomia. A feira contará com a participação de influenciadoras e empreendedoras culinárias da capital mineira, como Baixa Comidaria, Cia do Aipim, Cozinha Santa Cecília, Casa de Maria, Chocolatelab, Cacahuatt, dentre outros.

“O Fórum Internacional tem tudo para ser uma experiência inesquecível não só para quem trabalha com gastronomia, mas para quem simplesmente ama comer bem e descobrir novos sabores. É um encontro que reúne grandes nomes da culinária contemporânea, vindos de várias partes do Brasil e do mundo, e que também valoriza nossos talentos locais, aqueles que ajudam a levar o nome de Belo Horizonte ainda mais longe, com seus saberes, sabores e histórias”, destaca a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.

 

Garanta seu ingresso gratuito aqui

Compartilhe