Gestão

Diferencial é acreditar no time

VB ED277 Marco 24 diferencial e acreditar no time

Instituto Você: engajamento dos colaboradores

Fotos:Divulgação

 

 

          CEO da Gráfica Pampulha e responsável pelo Instituto Você de BH, Jairo Lopes Filho defende que o autoconhecimento e a valorização dos funcionários trazem bons resultados ao administrar o negócio fundado pelo pai, Jairo Lopes, em 1980. Tradicionalíssima na cidade, mas sem perder sua capacidade de se reinventar, a empresa atualmente foca na produção de itens para o mercado publicitário.

         “Fazemos sacolas, folders, cartazes, cadernos, caixas e embalagens altamente personalizáveis. Um bom trabalho de marketing, bem realizado, pode trazer ganhos enormes para as empresas e os materiais impressos são fundamentais nisso. Atualmente, mesmo com o universo on-line e o e-commerce em alta, ainda é necessária a existência das embalagens para a entrega dos produtos. Este é só um dos exemplos de como o mercado gráfico se reinventou e continua relevante”, afirma Jairo.

VB ED277 Marco 24 1 diferencial e acreditar no time
Jairo Lopes: “São as pessoas que fazem o negócio acontecer”

          Em um mundo cada vez mais tecnológico, no qual os arquivos podem ser enviados para a gráfica por meio de uma mensagem no WhatsApp, Jairo garante que é fundamental se manter atualizado e ágil. “Investimos em redes sociais e estamos a par das inovações trazidas pela inteligência artificial. Também faço questão de estar acessível, pois o mundo de hoje cobra respostas rápidas. Tenho clientes em São Paulo e no Rio de Janeiro e isso exige que não percamos o timing ao fazer um orçamento ou enviar um produto”, analisa.

          Outro ponto fundamental para o sucesso do negócio é a desburocratização dos processos e a autonomia da equipe na tomada de decisões. “Às vezes, dentro de uma empresa, é percorrido um caminho gigantesco para se resolver algo simples. Na nossa gráfica, não. Os funcionários são capacitados para resolver problemas e encontrar soluções. Assim, encurto as operações, sem perder a qualidade, e o cliente ganha em agilidade”, diz.

         Os colaboradores, aliás, são valorizados pela gestão e considerados como uma das principais forças do negócio. “Temos cerca de 35 pessoas trabalhando na gráfica, incluindo veteranos de longa data e recém-contratados. Acredito muito nessa mistura de pessoas que têm experiência e bagagem com a nova geração, que traz um olhar inovador e um frescor necessário. São as pessoas que fazem o negócio acontecer, o capital humano é essencial”, garante.

VB ED277 Marco 24 2 diferencial e acreditar no time
Desenvolvimento humano e autoconhecimento  são pilares do trabalho

         Consciente da importância de gerir e valorizar pessoas dentro da empresa, Jairo relembra que nem sempre foi assim. “Já tive diversas crises, nas quais eu pensava que não valeria a pena continuar e cogitei encerrar o negócio. Hoje, temos um modelo de empresa lucrativo e sustentável, mesmo com uma equipe menor do que tínhamos no passado”, revela.

         A transformação na maneira de pensar aconteceu há cerca de 14 anos, quando Jairo participou de um treinamento no Instituto Você, focado em desenvolvimento humano e autoconhecimento. “Foi um momento de muita imersão, em que trabalhei minha história de vida e meus comportamentos”, conta.

        O encantamento foi tão grande que o empresário decidiu abrir, na mesma época, uma unidade do local na capital mineira, o Instituto Você BH (@ institutovocebh), e tem ajudado outras empresas a trilharem o mesmo caminho. “Trabalhamos formando futuros terapeutas e também com demandas corporativas.

VB ED277 Marco 24 3 diferencial e acreditar no time
Jairo Lopes: “Trabalhamos formando futuros terapeutas e também com demandas corporativas”

Já atendemos clientes como Claro, Vale, Toyota e Instituto Mário Penna. É preciso que os líderes desenvolvam autopercepção e não deleguem responsabilidades. É essencial saber gerenciar conflitos, engajar os colaboradores e acreditar no time. Sinto que, aos poucos, a mentalidade empresarial tem mudado”, arremata.

Compartilhe