Educação

Escolas de Minas têm mais de 13 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

Laboratorios EE ESCRITORA CAROLINA MARIA DE JESUS   Sacramento 2 (4) (1)a

Estão abertas as inscrições para as mais de 13 mil vagas para os cursos técnicos gratuitos, As vagas são para o segundo semestre de 2025 estão disponíveis em 322 escolas de 230 municípios mineiros. Poderão se inscrever estudantes do ensino médio da rede estadual e egressos que buscam qualificação profissional,

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), a oferta inclui mais de 50 opções de cursos, com foco na empregabilidade e no desenvolvimento regional. “Além das formações concomitantes e subsequentes ao ensino médio, a rede estadual também disponibiliza cursos integrados por meio do Ensino Médio em Tempo Integral Profissional (EMTI Profissional), que alia a formação geral à técnica desde o início da trajetória escolar”, informou a secretaria.

Os interessados devem fazer as inscrições diretamente nas escolas, conforme as orientações da SEE/MG. Por orientação da secretaria, quando o número de interessados ultrapassa o total de vagas será realizado sorteio público. Os cursos são presenciais, com aulas majoritariamente no período noturno, carga horária entre 800 e 1.200 horas e duração média de um ano e meio.

Confira os cursos disponíveis

Nesta etapa uma das novidades é o curso Técnico em Administração – Empreendedorismo Juvenil (NEJ), resultado de uma parceria entre a SEE/MG e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  Serão 172 turmas abertas nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio.

Acesse aqui a lista de cursos disponíveis

 

“A ampliação da oferta de cursos técnicos nas escolas estaduais reflete o nosso compromisso em garantir aos jovens mineiros oportunidades reais de formação profissional, contribuindo para o desenvolvimento de competências voltadas ao mundo do trabalho. É também uma forma de reduzir desigualdades no acesso à educação profissional, alcançando estudantes de diferentes regiões do estado”, destaca a coordenadora-geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Carla Torres Dias.

Compartilhe