Economia

Expansão internacional

VB ED289 MARÇO 25b capa expansao internacional

Com uma rede de mais de 1.800 empresas associadas, 18 franqueadas no Brasil e mais de R$ 470 milhões em transações, o Clube de Permuta, maior plataforma de permuta multilateral da América Latina, dá início a seu processo de internacionalização, com um investimento estimado de mais de R$ 1 milhão, a maior parte empregado em tecnologia. No próximo dia 25 de março será inaugurada a 19ª unidade franqueada, desta vez em Lisboa. “Um sonho realizado”, como afirma o idealizador da plataforma e empresário Leonardo Bortoletto, que, junto com o irmão Antônio Bortoletto, dirige a franqueadora, nascida em 2012 em Belo Horizonte.

“Lisboa é nossa primeira unidade internacional em funcionamento na Europa. Por si só, a economia da cidade é suficiente para que tenhamos o interesse de expandir para a Europa. Como negócio isolado, a cidade já é um bom negócio. Depois de estarmos em funcionamento em Portugal, outras oportunidades vão surgir também em cidades portuguesas e em países próximos. A capital portuguesa é o pontapé da internacionalização do Clube de Permuta, que se consolida como uma marca franqueadora internacional”, afirma, Leonardo Bortoletto.

Também a Colômbia está no foco de expansão do Clube de Permuta e uma unidade deverá ser aberta no país ainda em 2025. “Temos já o franqueado selecionado escolhendo o melhor momento para poder fazer o lançamento. A gente precisa impactar a cidade, no caso Bogotá, de maneira adequada para poder ser um sucesso”, esclareceu.

“A CAPITAL PORTUGUESA É O PONTAPÉ DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO CLUBE DE PERMUTA, QUE SE CONSOLIDA COMO UMA MARCA FRANQUEADORA INTERNACIONAL”

Outra novidade ainda para este ano, segundo Antônio Bortoletto, é o lançamento de uma nova plataforma do Clube de Permuta. “O nosso sistema é como se fosse um marketplace fechado para o associado, onde ele entra e vê as ofertas de todo mundo. O novo sistema ganhará novas funcionalidades e o associado terá maior visibilidade dos produtos”, conta.

O Clube de Permuta oferece um modelo de negócios on-line inovador que permite às empresas trocarem produtos e serviços sem a necessidade de dispêndio financeiro, A plataforma funciona como intermediadora das operações de trocas. Quando o associa do quer adquirir o produto de outro e este não tem interesse no produto que o outro associado comercializa, a empresa com pra de outra através do Clube de Permuta. O crédito da venda poderá ser usado para comprar de qualquer outro associado. É o chamado sistema multilateral.

VB ED289 MARÇO 25b expansao internacional

Atuando apenas com o aplicativo e o site, a expansão do Clube de Permuta ocorre por meio do relacionamento do franqueado.

No caso de Lisboa, os franqueados são empresários de lá com um histórico empresa rial. “Uma das condições para que os empresários sejam nossos franqueados é que tenham um relacionamento multissetorial”, esclarece Leonardo. O perfil dos franqueados varia de acordo com a economia de cada cidade. Para atuar em cidades diferentes, uma empresa precisa estar associada ao Clube da Permuta de cada localidade.

Entre os dez primeiros setores de todas as franquias da plataforma, seis se repetem: construção civil, mídia, casa e decoração, eventos, bares e restaurantes e saúde e beleza. Em posições diferentes. Para se tornar um novo franqueado, é preciso que o interessado tenha capacidade de relacionamento empresarial suficiente para poder colocar 200 empresas no lança mento da unidade.

O investimento inicial na franquia é de R$ 100 mil, com um tempo estimado de retorno de 18 meses. Já para ser um associado, somente por meio de indicação, inicialmente do franqueado e depois por indicação dos empresários que se tornaram associados. O potencial de compra e venda é analisado e, após aprovação, o novo associado recebe um limite para realizar os negócios e terá como moeda de referência, o “Permutz”, equivalente a um Real, que permite a ele comprar o que quiser, pagando com o que possui. Toda vez que um associado compra ou vende, ele paga uma comissão ao Clube de Permuta, em sua maioria de 10%.

Do montante gerado dos negócios, 20% ficam para a franqueadora e 80% para o franqueado, que também recebe 100% das anuidades pagas por seus associados para que a franquia possa investir em relacionamento, realizando os eventos mensais. Leonardo Bortoletto conta que o Clube de Permuta surgiu de um sonho que teve, quando ainda possuía uma empresa de tecnologia. “No sonho, eu via como funcionava o portal, as transações, os eventos, como eles são realizados, o número de pessoas. No outro dia, chamei minha equipe de desenvolvimento de software e expliquei como seria o funcionamento e a produção da plataforma foi realizada em seis meses”.

Para o lançamento do Clube de Permuta foram convidados 150 empresários, com a intenção de operar em Belo Horizonte. Desses, 12 resolveram participar da proposta. Em um mês, esse número aumentou para 35 e foi crescendo sucessivamente.

Em 2019, o Clube de Permuta tornou-se a maior plataforma de permuta multilateral do Brasil. Em 2021, depois de um ano e meio de pandemia, já era líder na América Latina. Nos anos seguintes, conquistou três vezes o Selo de Excelência de Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Certificado de Franquia Internacional pela ABF e Apex Brasil.

Para Leonardo Bortoletto, o maior desafio do Clube de Permuta é o convencimento da mudança da mentalidade de todas as pessoas. “A pessoa precisa experimentar, depois que experimentou está resolvido. Através da comprovação de quem está utilizando a plataforma, a gente tem mais e mais empresários conosco”.

Compartilhe