Meio Ambiente

Festival da Onça começa sábado com atrações culturais e transformação de espaços

Espelho d'A¡gua AarA£o Reis

Evento acontece de 3 a 10 de agosto, em torno da região do Ribeirão da Onça

Shows, intervenções artísticas, ações desportivas e feiras são algumas das atrações do Festival da Onça, evento que acontece de 3 a 10 de agosto nos bairros Novo Aarão Reis, Novo Tupi e Ribeiro de Abreu, em Belo Horizonte.

Mais que um festival para celebrar a cultura, o esporte e a arte, ele promove a transformação de espaços em bairros periféricos do entorno do Ribeirão da Onça, em Belo Horizonte.

“Desde 2017, a Escola de Arquitetura da UFMG realiza junto à comunidade da região do Ribeirão da Onça mutirões de transformação de espaços degradados em áreas de lazer. Contamos com apoio do Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (Comupra), da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e do Projeto Manuelzão, da UFMG”, afirma Roberto Andrés, professor da UFMG e coordenador do projeto.

Três projetos serão aplicados durante o festival, em três áreas às margens do Ribeirão da Onça, segundo Débora Tavares, coordenadora de Intervenções. Cada transformação será conduzida por um coletivo de arquitetura: a Oficina Pele, a Equipe Tuná e o grupo Amarra.

– Mirante da Cachoeira – Bairro Novo Aarão Reis
Em frente à maior cachoeira em capitais do Brasil, o Amarra desenvolveu um projeto com os moradores para a construção de um mobiliário multiuso: mirante, área de lazer e brinquedo. Dali será possível observar a cachoeira do Ribeirão da Onça, que tem 31 metros. Artistas do bairro irão executar murais artísticos no local.

– Campinho do Conjunto CBTU – Bairro Novo Tupi
No já existente campo de futebol do Conjunto Habitacional CBTU, serão realizadas intervenções concebidas junto à comunidade local. Quem toca o projeto é a Oficina Pele, composta por profissionais de arquitetura que atuam com técnicas alternativas de construção. As intervenções contarão com bancos de pedra e barro para apreciação dos jogos; construção de brinquedos de madeira e de um pergolado; uma pista de caminhada, e também a criação de uma horta comunitária ao lado do campo, implementada com apoio da Urbel.

– Região da Areia Branca – Bairro Ribeiro de Abreu
No encontro do Ribeirão da Izidora com o Ribeirão da Onça, forma-se uma praia de areia branca, bem em frente a uma escola municipal. A partir de uma série de oficinas com moradores do entorno, a Equipe Tuná concebeu o projeto de intervenção para a área com a construção de um mobiliário em bioconstrução, espaços para capoeira e para escalada, além de um parquinho infantil com balanços.

MutiraoAaraoReis FotoLucasBois 18
Transformação de áreas leva mais qualidade de vida para a comunidade (Foto: Lucas Bois/Divulgação)

O Festival da Onça é realizado pela Escola de Arquitetura da UFMG, por meio do projeto de extensão Megafone das Lutas. Artistas e movimentos da cidade estão confirmados, como MAC Julia, Swing Safado, Cozinha Comum, Samba Queixinho, Calma Clima e muito mais.

Confira a programação deste fim de semana:

– 3/8 – sábado
Espaço Vitrine – Rua Antônio Ribeiro de Abreu, 885
10h às 16h: Praia no Ribeirão da Onça (traga sua canga, cadeira de praia, frescobol)
10h às 10h40: Pernaltas de BH apresentam: Rio dos Sonhos

Sabadão das Crianças
11h às 12h: Humaitá
12h às 14h: DJ/Selecta UAISS
14h às 15h: Samba Queixinho
15h20 às 16h: Bloco Volta Belchior
16h às 22h: SonorOnça: UAISS convida OhTremBlues, ALUA, Tio Caco, Neghaum, UAISS + Hyper.

Feira de Gastronomia Local

– 4/8 – domingo
Baixo-Onça- Novo Aarão Reis – Campinho do CBTU – Areia Branca
9h30 às 12h: Expedições Botânicas pela Metrópole – Edição Ribeirão da Onça

Compartilhe