Economia

Fórum de Minas: Região Oeste

Fórum de Mias: região oeste

GCO e José Vítor: oportunidades para a região 

Foto:Divulgaçao

 

Região tem economia em expansão e desafios como qualificação de mão de obra

 

               O Fórum de Minas também ouviu os seus convidados para dar contribuições sobre a região Oeste de Minas. E o deputado federal e presidente da Comissão Saúde da Câmara dos Deputados, José Vítor (PL), abriu os debates elencando atividades como a produção de café e a genética bovina como destaques da região. Além disso, o agronegócio, o comércio e serviços, a construção civil, a indústria e a mineração propulsionam a economia da região que é bastante diversificada, dinâmica e em expansão. “Estamos passando por expansão de nossas rodovias e, com o Marco Legal das ferrovias, vejo oportunidades para a região, mas precisamos investir em logística, energia elétrica e disponibilidade de acesso à água.

              Uma ótima notícia é que a Vale vai expandir suas atividades em Patrocínio e serão construídos dois grandes hospitais em Araguari”, anunciou. “O grande desafio é a diversificação da economia para a inovação por causa da falta de mão de obra qualificada, ou seja, profissional disponível com qualidade e boa remuneração, mas vejo os supermercados expandindo seus negócios”, observa.

               A diretora comercial e de marketing da Rede Mater Dei de Saúde, Renata Salvador, falou sobre a atuação do grupo em Uberlândia, onde destaca que o perfil dos moradores é bem diferente de Belo Horizonte e por isso, o corpo clínico dos hospitais precisou trabalhar para mudar a mentalidade e atuar na região com excelência. “Em Uberlândia os dois hospitais da rede Mater Dei são gerais e têm o mesmo tamanho e a quantidade de leitos. Hoje passamos por otimização de processos, integrações e busca de sinergia e relacionamento com as principais operadoras de saúde do país. Investimos em planos de expansão e em melhorias nesses hospitais, desde protocolos assistenciais à infraestrutura. Conseguimos ser rede de saúde e isso é muito gratificante”, afirmou.

               O vereador de Araxá, Bosco Júnior, diz que não poderia deixar de iniciar sua participação sobre sua cidade sem falar sobre o Grande Hotel de Araxá. “É grandioso, magnífico, foi entregue para a nossa cidade em 1944 e hoje está com o Grupo Tauá, por meio de concessão pública e está muito bem. E o que chama a atenção é o poder das águas medicinais e curativas que atraem turistas de toda parte do Brasil e do mundo”, destacou. Segundo ele, outra empresa que merece destaque na economia regional é a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), que minera e comercializa a tecnologia para aplicar o nióbio nas indústrias automobilísticas e espaciais, em larga escala. “Já sobre novas empresas recebemos o investimento de US$ 150 milhões de empresa do ramo de batatas pré-fritas, que se instalou na cidade, a Mccain, com geração de 600 empregos diretos e indiretos”, anunciou.

               O secretário de Governo de Araxá, Rick Paranhos, destacou a qualidade de vida e o nível de empregabilidade bom para quem tem qualificação na cidade. Segundo ele, as ações consideradas pilares no município pelo governo municipal são saúde, educação e segurança de qualidade. “Temos grandes empresas e o comércio com produtos e prestação de serviços é muito forte. Além disso somos cidade polo e referência em saúde para as microcidades vizinhas e já estamos trabalhando na construção de um hospital com 200 leitos. O investimento será de R$ 120 milhões”, anuncia.

               Participaram do programa Fórum Minas e apresentaram suas contribuições ao tema região Oeste de Minas Gerais, o técnico de campo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Tarcísio Tomás, os produtores da cidade de Campina Verde, Maria das Dores Boanerges e Valter da Silva Freitas, o proprietário da Fazenda Canastra, Cleber Soares, o proprietário da Fazenda Diamante e Queijaria Knastra, Kennedy da Costa Soares, o pecuarista e agrônomo, Vinícius Rodrigues, o presidente da Abrasel do Triângulo Mineiro e proprietário do restaurante Terra Brasilis, Fábio Luis Bertolucci e o presidente da Abrasel Oeste de Minas, Vantuir Júnior.

Compartilhe