Bruno Vianei: exposição a ambiente gelado pode reduzir imunidade
Foto:Divulgação
Hidratação, boa alimentação e exercícios físicos: Bruno Vianei, médico da equipe técnica do Kurotel, dá dicas de como manter a imunidade em alta na estação mais fria do ano
Chega o inverno, considerada por muitos como a estação mais elegante do ano, e bate aquela vontade de tomar um chocolate quente, um bom vinho e relaxar em uma banheira de hidromassagem. A vontade de sair para se exercitar diminui e aumenta o desejo de ficar embaixo das cobertas vendo uma boa série. Apesar de charmosa, a estação também requer cuidados com a saúde. Bruno Vianei, médico da equipe técnica do Kurotel, spa médico localizado em Gramado (RS), explica como o inverno pode interferir em nossa imunidade.
“O frio demanda maior produção de calor e recrutamento de células da imunidade para nos proteger de agentes nocivos para a saúde – como vírus, bactérias, ácaro e fungos. Uma exposição prolongada e despreparada a um ambiente gelado pode reduzir a imunidade devido ao estresse elevado e inflamação”, detalha.
Assim, as doenças respiratórias como faringites, rinites, sinusites e pneumonia são mais frequentes nesta época do ano. “Temos também as doenças autoimunes e alérgicas/inflamatórias como a artrite reumatoide e a asma, que tendem a piorar durante o inverno. Transtornos de humor e ansiedade como depressão, pânico e até mesmo suicídio também são patologias socioemocionais mais incidentes no outono e inverno.”
Outra armadilha é o sedentarismo. Afinal, quem não deseja ficar debaixo das cobertas ou acomodado em um sofá quentinho nesta época do ano? Porém, o especialista aponta que manter-se fisicamente ativo durante os meses frios proporciona menores taxas de adoecimento, maior satisfação perante a vida, maior produtividade no lar e estudo e trabalho. Exercícios também melhoram o desempenho cognitivo, cardiopulmonar, digestivo (absorção e excreção), sexual, e maior adaptabilidade perante desafios e enfrentamentos.
“Também há a questão alimentar. Um chocolate quente ou uma sopa de batata com tutano de boi não são o problema, apesar de serem escolhas alimentares de elevada densidade calórica. Porém, a grande questão reside na frequência com que você escolhe estes alimentos. Manter um padrão saudável de escolhas alimentares vai além do clima”, diz.
Outra dica importantíssima é manter a hidratação em dia, tanto interna quanto externa. Para isso, Bruno recomenda multiplicar o peso corporal por 30 para ter uma estimativa saudável em ml de água que deve ser tomada diariamente. Hidratantes corporais de média e elevada potência também auxiliam na prevenção das “rachaduras”, das fissuras de pele, dos ressecamentos e das extremidades ósseas.
“Além disso, o adequado consumo de frutas cítricas, como laranja e kiwi, também fornece o aporte de vitamina C tão importante para as mucosas do corpo. Uma dica em particular que gosto de fazer em casa é massagear as mãos e pés da minha esposa com a emulsão com karité da Kur My Home Spa. O aroma do produto é suave e presente e a textura das mãos e pés após a massagem fica incrível”, garante.
Bruno também aponta que, apesar da temperatura externa estar próxima de 0°C nos dias mais gelados em Gramado, dentro do Kurotel há uma temperatura super agradável, em que o cliente desfruta de uma programação personalizada para suas necessidades e objetivos de vida.
“As terapias termo aquáticas baseadas no método Kneipp de contraste de temperatura da água são energizantes, revigorantes, relaxantes, preventivas e terapêuticas. Os programas intensivos de exercícios físicos como a sequência metabólica, ultrametabólica, o uso da shape bike e de máquinas para acelerar queima de gordura também são estratégias excelente de otimização dos treinos dos nossos clientes”, destaca.