Sede do grupo: ambiente de descompressão
FOTOS \ DIVULGAÇÃO
Grupo FrediZak é referência no segmento out of home, com uso de ferramentas de inteligência geográfica e outras inovações para estratégias direcionadas
Ele está no mercado há 35 anos e conhece, como poucos, a tecnologia da publicidade, do outdoor à mídia digital. É um dos pioneiros no uso de painéis de LED na Região Metropolitana de Belo Horizonte e sabe surfar na onda do casamento do digital com a internet, indo além, com o uso de ferramentas de inteligência geográfica, de identificação de público, com alta precisão, como o Geofusion, entre outras inovações para estratégias direcionadas.
Frederico Remiggi, mais conhecido como Fred Izak, é o CEO do Grupo FrediZak, que reúne três empresas: A FrediZak OOH, que trabalha a mídia out of home, a ZK Conexões Criativas, que atua em projetos especiais, sem vender a mídia e, sim, vendendo a ideia.
E, por fim, a Green, que Fred explica com orgulho: “Resolve a questão do lixo em painéis que trabalhamos com lona. A Green tem a função de transformar o lonado em bolsa, nécessaire e outros objetos através da parceria que temos com o projeto de costureiras chamado Nós Mulheres, em Sorocaba (SP)”, descreve.

Referência em estratégia de mídia e inovação no mercado publicitário, a FrediZak tem, entre seus anunciantes do setor de tecnologia Google, WhatsApp, Ifood, Uber, Netflix e Mercado Livre. “Um case de sucesso”, exalta Fred Izak, orgulhoso do portfólio que carrega. A empresa oferece a seus clientes espaço em 60 bancas de revistas, 55 digitais e 100 painéis frontlight, só em BH. Já, em Contagem, são 250 pontos de abrigo de passageiros de ônibus e relógios de rua, com exclusividade, conforme contabiliza Fred Izak. A força da mídia OOH é, hoje, praticamente indispensável para a construção de uma marca.
No Brasil, a mídia OOH já impacta 89% da po pulação, consolidando-se como um dos principais meios de comunicação para marcas que almejam maior alcance. Dados apontam que, no Recife e no Distrito Federal, essa penetração chega a 95%, demonstrando a força desse segmento em áreas urbanas. Além do alcance, a criatividade é a garantia de eficiência do OOH. Pesquisa citada no blog do FrediZak, em seu site, indica que 57% dos entrevistados apontam esse atributo como a característica mais marcante desse meio, evidenciando o potencial de campanhas visuais bem planejadas para capturar a atenção do público.
Fred conta, com orgulho, a trajetória de sua empresa. “Colocamos o on-line conversando com o offline. Nossa mídia está no dia a dia das pessoas, na rua. Você é impactado. Costumo dizer que esse mercado publicitário tem um antes e um depois. Nos anos 1990, a tv era muito forte. Quando tivemos o Marcio Lacerda como prefeito da capital, já nos anos 2000, a máxima dele era de que outdoor polui. Nessa época, o setor foi alvo de uma crise. Foram muitos desempregos. Foi aí que comprei uma empresa de outdoor. Era a alternativa que encontrei.
O mercado voltou a pulsar e usei os pontos do outdoor com front light (painéis com sustentação. Não de LED, e sim, lonado)”, descreve o visionário Fred Izak, que entrou para o ramo publicitário aos 16 anos, ainda adolescente, e nunca mais saiu. Foi o pulo do gato. Aí, ele não parou mais, e chamou a atenção do Google. “Eles nos viram crescer e tiveram a ideia de comprar cliques para veicular na nossa mídia. É a chamada Compra Programada, que consiste em slots (es paços de anúncios dentro da plataforma digital). Nós trabalhamos com 12 clientes slots.

A ideia é que, em uma faixa de horário, aquele cliente tenha mais inserções para um público a ele destinado. Por exemplo, um cliente de cosmética, que vá lançar um produto para o público feminino. Em determinado horário, em que aquele público for mais presente, terá mais inserções. Suponhamos, o horário de buscar o filho na escola, e geralmente é a mãe quem busca, aí o anúncio terá mais inserções que os demais na quele endereço”, exemplifica. Fred Izak aposta em novidades da IA. Além do Geofusion, outras ferramentas ajudam a ser mais assertivo. “A métrica, através da captação de wi-fi da pessoa que passa em frente ao pai nel já capta alguma coisa através do algoritmo, sem invadir a privacidade do cidadão.
Além dela, câmeras pegam a quantidade de carros que passam em frente ao painel”, descreve o CEO do Grupo FrediZak. O executivo explica o comportamento do mercado OOH no Brasil. “O investimento do cliente no out of home cresceu 14% em 2024, segundo dados oficiais de mercado. Só neste ano, até maio, o crescimento foi de 11%. Logo, se imagina que 2025 vai registrar um avanço ainda maior”, anima-se.
Certo de que neste mundo em que vivemos, as pessoas passam mais tempo fora de casa do que dentro, Fred aposta em projetos a partir da sua empresa, que possam humanizar o trabalho em contraponto à correria do dia a dia.
“A gente lançou um projeto, o Vai Devagar para que as pessoas se conectem, contemplem, saiam mais da internet. Trouxemos uma indiana a BH para dar uma palestra na Casa Palma sobre a necessidade de o indivíduo se interiorizar. Na empresa, apostamos em um ambiente de descompressão, onde se tem muita arte. É nesse ambiente que trabalhamos”, orgulha-se o CEO do Grupo Fre dIzak, com sede em Nova Lima.