Mateus Simões no lançamento do Minas Urbano:”Centro de treinamento em BH é só começo da obra
Codemge lidera iniciativas inovadoras que promovem políticas públicas para a juventude
Transformar espaços, incluir jovens e movimentar o presente com olhos no futuro. É com esse objetivo que a Codemge e o Governo de Minas estão à frente de dois programas que combinam esporte, cultura, tecnologia e cidadania: Minas Urbano e Play Minas. Juntos, eles colocam a juventude no centro das políticas públicas, promovendo inclusão, oportunidades e desenvolvimento social por meio de experiências que vão muito além da infraestrutura.
O Minas Urbano foi lançado com foco no fortalecimento de modalidades como skate, basquete 3×3, BMX (bicicross), escalada e breaking — todos esportes urbanos em franco crescimento. A inicia tiva já começou a se concretizar com a construção do Centro de Treinamento de Esportes Urbanos em Belo Horizonte, um espaço moderno que receberá estudantes da rede pública a partir de 2025.
O programa prevê ainda a revitalização de quadras e espaços públicos por todo o estado, capacitação técnica e a realização de competições nacionais e internacionais. Presente no lançamento do programa, o vice-governador Mateus Simões também ressalta a importância de pensar políticas públicas voltadas para o presente e o futuro da juventude mineira. “Estamos falando de modalidades que estão crescendo muito pelo mundo, e para nós representam a oportunidade de mostrar aos nossos jovens alguns esportes que estavam fora do acesso deles.
A construção desse centro de treinamento aqui em Belo Horizonte é só o começo da obra que seguirá em todas as regiões do estado.” Com investimento de cerca de R$ 20 milhões, o Minas Urbano é fruto de uma parceria entre a Codemge, a CBDE e a Sedese. Até 2026, o programa irá percorrer municípios que receberão uma estrutura itinerante para a prática dos esportes urbanos, além de espaços de convivência. “Não há nada mais sustentável do que investir nos jovens, porque nós esperamos e temos a certeza de que, daqui a pouco, serão vocês tocando este estado, este país”, ressaltou o diretor de Administração e Finanças da Codemge, Helger Marra.
Já o Play Minas é uma proposta inédita que combina games, educação, cultura digital e empreendedorismo, com o objetivo de alcançar mais de 8 milhões de pessoas até 2026. Dividido em 12 etapas, o programa envolve ações presenciais e digitais, como oficinas, hackathons, torneios de eSports, congressos e feiras. A iniciativa culmina com o Game Fest Minas, primeira grande feira gamer do estado, que será realizada no Expominas em 2026, com expectativa de reunir 80 mil pessoas — incluindo 20 mil estudantes da rede pública com acesso gratuito. “A juventude mineira é conectada, criativa e cheia de potencial.
Com o Play Minas, estamos usando o universo dos games como ponte entre o governo e essa nova geração, ao mesmo tempo em que promovemos educação, tecnologia e inclusão digital”, destaca Diogo Prosdocimi, diretor de Mineração e Ativos da Codemge, responsável pela execução do projeto. A diretora-presidente da Codemge, Luísa Barre to, reforça o papel da Companhia na concepção e condução estratégica das duas iniciativas. “A Codemge está presente onde Minas precisa crescer.
Minas Urbano e Play Minas são projetos que traduzem esse compromisso com resultados concretos e impacto social. Estamos criando ambientes onde os jovens podem se desenvolver com liberdade, segurança e apoio. São programas com alma, com propósito — e com foco em transformar vidas.” Com atuação integrada e visão de longo prazo, os programas consolidam a Codemge como protagonista no desenvolvimento social, cultural e econômico do estado. Onde tem Codemge, Minas joga junto e cresce com todos.