Economia

Nova Lima se destaca com gestão para resultados

ed293 julho 25bv2 capa nova lima se destaca com gestao para resultados

Nova Lima é a sétima cidade em Sustentabilidade Fiscal entre 404 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, segundo ranking 2024 do CLP

FOTO : DIVULGAÇÃO

 

Responsabilidade fiscal como mola propulsora do desenvolvimento econômico e social no município

 

Nova Lima é uma cidade que vem demonstrando que fazer o dever de casa é a chave para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade. Em um cenário nacional marcado por dificuldades financeiras, a cidade se destaca por sua gestão responsável, que combina planejamento estratégico, responsabilidade fiscal e inovação, consolidando-se como um exemplo de como administrar com eficiência e visão de futuro.

Um dos pilares desse modelo é a adoção de medidas efetivas no controle das despesas, em consonância com o planejamento e execução do orçamento, a modernização da arrecadação tributária e a diversificação econômica com melhoria no ambiente de negócios, o que tem atraído empresas dos clusters de biotecnologia, educação e saúde.

Além disso, a digitalização de processos, a ampliação dos canais de atendimento e o fortalecimento do relacionamento com os contribuintes tornaram a arrecadação mais transparente e eficiente. Internamente, a Prefeitura fez ajustes na política de RH, por meio de realização de concursos, adoção de plano de demissão incentivada, implantação de planos de carreira e trava no limite máximo de 35% de comprometimento da receita com folha de pagamento, medidas que impactaram na redução de gastos e, consequentemente, em mais recursos para investimentos.

O aumento de receitas próprias – ISS e ICMS – vem evoluindo ano a ano e já representa 45% da receita total, onde a CEFEM já não é tão expressiva. A saúde fiscal de Nova Lima é resultado de uma gestão articulada e inovadora, que contribui para ampliar a arrecadação própria. A cidade investe ainda na modernização do ambiente de negócios, facilitando a abertura e o funcionamento de em presas, o que ampliou sua base de contribuintes e gerou mais receita.

O resultado é o reconhecimento, no Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, do Centro de Liderança Política (CLP), dentre 404 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, onde Nova Lima alcançou a 7a colocação em Sustentabilidade Fiscal. O município é considerado, também, o 9o melhor do Brasil em qualidade de vida, ficando na 1a colocação em Minas Gerais com nota de 69,91, em uma escala de 0 a 100, pelo Índice de Progresso Social (IPS)/2025. O resultado dessa estratégia é uma cidade que cresce de forma sustentável, permitindo que cerca de 22,59% da receita seja investida em melhorias para a população — uma proporção superior à média da maioria dos municípios, em torno de 15%.

Esses recursos têm sido aplicados em nas áreas importantes como infraestrutura e mobilidade, saúde, segurança pública, educação e qualificação profissional e melhoria do ambiente de negócios, consolidando Nova Lima como uma cidade inteligente, competitiva e com qualidade de vida. A cidade também se destaca pelo seu reconhecimento externo.

Rankings e premiação nacionais e internacionais reforçam seu trabalho de gestão com responsabilidade, como a colocação de melhor cidade brasileira para ter filhos (Mapfry – 2024), o reconhecimento como uma das mais competitivas de Minas Gerais (CLP – 2023), a maior taxa de alfabetização entre os municípios de Minas (Censo 2022- IBGE) e a 1a cidade de investimentos em obras por habitante, na Região Metropolitana de BH (FNP 2024). Além disso, Nova Lima recebeu diversos prêmios por suas ações inovadoras na educação, segurança e tecnologia, consolidando sua imagem de cidade que investe em seu povo e no futuro. Tudo isso é resultado de uma gestão que entende que responsabilidade fiscal, planejamento estratégico e inovação são os ingredientes essenciais para transformar desafios em oportunidades. Nova Lima faz uma gestão visando resultados robustos, investe com inteligência e, por isso, consegue não apenas sobreviver às crises, mas prosperar, oferecendo uma qualidade de vida cada vez melhor para seus habitantes e um exemplo a ser seguido por outros municípios.

Compartilhe