Alcôve by Fairmont: experiênciasensorial única
FOTO\DIVULGAÇÃO
Com espaço na Casa Cor Rio 2025, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana enfatiza equilíbrio entre corpo, mente e espírito
O visitante que gosta de se hospedar no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana ou quer entender mais um pouco sobre o conceito do primeiro hotel da marca na América do Sul tem mais um programa para fazer na cidade até o dia 26 de outubro. Escolhido como hotel oficial da Casa Cor Rio 2025, o Fairmont apresenta na mostra uma experiência de wellness ao público, com o ambiente Alcôve by Fairmont.
A Casa Cor 2025, que acontece no shopping Fashion Mall, é a 34ª edição no Rio, a quarta em parceria entre o Fairmont e o maior evento de arquitetura e urbanismo da América Latina. O tema deste ano é “Semear Sonhos”, um convite a uma reflexão sobre a importância de sonhar coletivamente para construir um futuro mais harmonioso e co laborativo. A escolha de apresentar um espaço de dicado ao wellness reflete um dos pilares essenciais do Fairmont, que valoriza o bem-estar, o equilíbrio e as experiências sensoriais exclusivas, sempre pensadas para encantar hóspedes e visitantes.
“A Casa Cor é um evento que celebra o melhor do design e da hospitalidade. Por isso, neste ano, queremos enfatizar o novo luxo, que é cuidar de si mesmo, buscando experiências que unem o corpo, a mente e o espírito”, afirma Netto Moreira, diretor-geral do cluster luxo do Grupo Accor no Rio de Janeiro. O Alcôve by Fairmont é um ambiente que se propõe a ser um refúgio para desconectar do mundo e que tem a assinatura do arquiteto francês Jean de Just.
“A inspiração para a concepção do espaço Alcôve by Fairmont surge da busca pelo equilíbrio entre corpo, mente e espírito, criando um refúgio de serenidade e reconexão. O conceito central é proporcionar aos visitantes uma experiência sensorial única, onde todos os elementos do ambiente se unem para promover o bem-estar e a tranquilidade”, define Jean de Just.
Com cerca de 100 metros quadrados — sendo 50 metros de área interna e 45 metros de área externa — o Alcôve by Fairmont foi concebido para ser um refúgio de acolhimento e equilíbrio. Cada detalhe foi pensado para acalmar a mente, nutrir o corpo e a alma. O espaço conta com uma sala de massagem projetada para estimular o relaxamento profundo.
Ao lado, a sala de meditação convida à introspecção e tem como diferencial a parede curva que rompe as linhas retas tradicionais, criando uma sensação de proteção e fluidez. Um dos destaques do projeto, o teto ganha o protagonismo ao ser desenhado como um grande céu. Um portal de gesso de formas delicadas marca a entrada como um momento de passagem entre o cotidiano e o recolhimento. Na parte in terna do projeto, uma banheira de forma orgânica, situada em um espaço íntimo, permite contemplar a vista externa do jar dim.
O Alcôve by Fairmont também possui uma lareira para criar uma atmosfera de aconchego e uma mesa de xadrez para quem deseja se desconectar ao manter a concentração e a diversão. Para finalizar, uma área externa com jardim e uma piscina com painel de azulejos que permite a interação com a natureza.
Com obras de artistas nacionais, como o espelho do brasilense radicado em São Paulo, Humberto da Mata, o projeto de Jean de Just combina estilos, como a brasilidade (graças às formas geométricas e o uso de cobogós no jardim) e o barroco moderno de Do rothy Draper. Para enriquecer ainda mais a atmosfera do ambiente, o hotel destacou elementos emblemáticos do Fairmont Spa, como as toalhas e roupões, além dos perfumes e dos chás que marcam suas experiências do spa. Para intensificar a imersão na proposta wellness proporcionada pelo hotel Fairmont, o espaço contará ainda com sessões de soundhealing e o público poderá levar para casa a essência que se tornou assinatura do hotel.