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OS BERNARDES

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Manoel, Paulo, Fernando, Sérgio, Marcelo, Andréa, Luciane e Cristiane Bernardes
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Irmãos celebram 55 anos da Manoel Bernardes. Joalheria, com cinco lojas e representação de grifes sofisticadas, tem coleção que homenageia o fundador

 

São 55 anos de histórias que serão contadas em um livro a ser lançado em setembro deste ano. E nós, aqui, aproveitamos para dar um pequeno spoiler sobre a trajetória da joalheria Manoel Bernardes. A última coleção mereceu até o nome que homenageia o tempo presente: Legado. O passado, construído pelo patriarca, é um presente para a segunda geração forma da pelos oito filhos de sobrenome Bernardes: Manoel, Paulo, Fernando, Sérgio, Marcelo, Andréa, Luciane e Cristiane. Todos eles herdeiros do talento de Manoel Bernardes, um comerciante visionário, apaixonado pelas gemas brasileiras, que partiu cedo, aos 57 anos, em 1975, deixando a esposa e esses jovens, de então, que souberam levar adiante o legado do pai.

Prova disso é que estão à frente, hoje, de cinco lojas da marca Manoel Bernardes, cerca de 100 funcionários e a representação das mais sofisticadas grifes de relógios e joias de marca própria e do mercado mundial do luxo. Mas não para por aí. Em alguns anos pro metem apresentar a terceira geração dos Bernardes no ramo da joalheria. Muitos deles já se preparam. Enquanto isso, toda essa inspiração da nova coleção Legado, de Manoel Bernardes, chega junto para a celebração dos 50 anos da morte de Manoel, o pai, e 55 anos da joalheria, que teve seu primeiro endereço na rua Espírito Santo com Tupis, no Centro de Belo Horizonte.

Resistente ao tempo e às intempéries da vida, podendo ser eterna, como os diamantes, a joalheria segue firme e criativa, sob a batuta do maestro, que leva o nome do pai, o primogênito Manoel Bernardes, CEO da marca, além da importância de cada um dos irmãos, cada qual na sua função, formando uma orquestra em perfeita harmonia. Andréa Bernardes, que gerencia uma das lojas do BH Shopping e é uma das estrategistas da marca, lembra do pai como uma pessoa alegre, brincalhão, religioso, ético e leal.

“Ele era uma pessoa articulada e conhecedor de seu mercado”, elogia Andréa, que ao lado de Paulo Bernardes estão sempre em sintonia na área comercial da empresa. Ele é diretor Comercial e de Gestão de Varejo. Cristiane, a caçula, é supervisora das lojas. Marcelo, um apaixonado por gemas, como o pai. Este, que estudou gemologia na UFMG nos anos 1970, seguiu a trilha do patriarca e acabou se tornando um expert no assunto, indo estudar a matéria no GIA Gemological Institute of Ame rica, (California, Estados Unidos), considerada a melhor escola de gemologia do mundo. Hoje, é o responsável pelo mercado internacional. Marcelo Bernardes elogia a harmonia entre os irmãos à frente da joalheria como um dos pi lares determinantes do sucesso.

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Manoel Bernardes, o pai, criou
a joalheria em 1970

“A unidade familiar coesa entre os irmãos proprietários, além de muita experiência do corpo diretivo, visão clara de posicionamento de mercado e equipe de funcionários bem treinados e muito aguerridos, são os pilares da empresa”, destaca. Para que a joalheria chegasse onde chegou e quão longe pode ir ainda, vale lembrar que o atacado era o princípio de tudo. Antes de tudo, conta Manoel Bernardes, o primogênito da prole, que o pai pode ser definido como um multitarefa.

“Meu pai era um verdadeiro workaholic, dinâmico, carismático, capaz de agregar todos os tipos de fornecedores em torno dele, visionário, descobriu os clientes internacionais e criou uma espécie de bolsa de gemas. Centralizava a produção e a classificava para os diferentes tipos de compradores e sabia valorizar as gemas 41 brasileiras ainda pouco conhecidas naquela época”, descreve o perfil do pai.

Manoel Bernardes conta, ainda, que a criação da marca foi uma evolução natural desde os tempos em que os pedristas se encontravam no bar Polo Norte, no coração de BH para fazer negócios. A história da joalheria Manoel Bernardes segue com a criação da Lapidação Minas Gerais, onde pôde dar vida às gemas brutas. “Em 1970 surge a marca Manoel Bernardes, onde atacado e varejo estavam contemplados na estratégia da empresa, abrindo, assim, uma grande janela para o atendimento ao público em geral e o que seria importante para a construção da imagem da joalheria a partir de 1976, após a morte do meu pai”, descreve Manoel.

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A primeira loja, no Centro de BH

Outro feito do qual o CEO das Organizações Manoel Bernardes se orgulha é o de ser a primeira joalheria a se instalar em um shopping center da capital. É o caso do BH Shopping, onde estão desde o início do empreendimento, inaugurado em setembro de 1979. Lá estão presentes no 1º e no 4º pisos, sendo este último dentro do conceito varejista shop-in-shop (loja dentro de loja) seguindo o padrão mundial de cada expoente. Assim, cada um, com seu conceito, tem seu próprio espaço. Ali são comercializadas, além da grife Manoel Bernardes, as marcas Rolex, Cartier, Omega, Bvlgari, Montblanc, Breitllling, TAGHeuer, entre outras.

Além do BH Shopping, a Manoel Bernardes está também presente nos shoppings Pátio Savassi, DiamondMall e Del Rey. “Outra inovação, é a arquitetura arrojada, o atendimento em mesa, e não no balcão, tudo isso seguindo com uma identidade mineira”, faz questão de ressaltar Manoel. Passado, presente e futuro estão interliga dos nas gerações que levam à frente a marca Manoel Bernardes. Da escolha do tema de cada coleção, da inspiração do criador, passando pela pesquisa, design, ao ponto de venda, até chegar ao seu destino final, há um longo caminho a ser percorrido pelo joalheiro. “Muito da capacidade de nosso pai está impregnada em nossa cultura. A importância do trabalho, de fazer acontecer, a ética, do interesse pelo coletivo, sobretudo, no segmento de gemas e joias.

Tudo isso está presente no modo de agir da segunda geração”, observa Manoel Bernardes. Manoel acrescenta: “Brasilidade traduzida no uso da cor, inovação através de uso da técnica à laser na construção da joia e savoir faire ancorado na sabedoria dos mestres ourives. Na governança, o mote é o interesse da empresa acima do interesse de cada um dos sócios. Na coletividade, buscar o desenvolvimento do segmento como um todo e a defesa de interesses a partir da participação nas entidades seto riais. Quanto ao mercado, o objetivo é ter uma perspectiva centrada nos clientes. Todos esses pilares precisam ser sinergizados para uma atuação mais harmoniosa da Manoel Bernardes”, sintetiza.

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A ideia da coleção Legado, explícita em seu catálogo, é a de que mais do que imaginar o futuro, é contar com inúmeras possibilidades de criá-lo e fazer a ponte entre o antigo e o novo, promovendo uma reconexão com o mundo que nos rodeia. São ideias que tentam passar as linhas que formam a coleção Legado: Origem, Musa, Harmonia, Conexão, Foco e Next.

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