Notícias

PBH e TRT assinam termo para adoção da Praça Rui Barbosa

rui barbosa

Órgão do Judiciário ficará responsável pela manutenção do espaço nos próximos 5 anos

A manutenção da Praça Rui Barbosa, no Centro de Belo Horizonte, passa a ser responsabilidade do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT) pelos próximos cinco anos. Um Termo de Cooperação foi assinado entre o órgão do Judiciário e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta semana.

A assinatura do termo significa que o TRT agora faz parte do Programa Adoro BH, voltado para parcerias entre a PBH e a comunidade com o objetivo de cuidar de áreas públicas da capital. Belo Horizonte tem atualmente cerca de 450 espaços adotados, incluindo praças, canteiros, rotatórias e áreas verdes.

A Praça Rui Barbosa tem 9.724 metros quadrados e fica no quarteirão envolvendo as ruas da Bahia, Guaicurus e dos caetés e a avenida dos Andradas – bem em frente à Praça da Estação. O termo prevê serviços gerais de limpeza, jardinagem e irrigação; reparo e conservação de pavimentação, mobiliário urbano e equipamentos de infraestrutura; controle de pragas e doenças; e manutenção ou recapeamento de pisos e áreas de circulação.

Em contrapartida ao trabalho no local, o TRT terá direito a colocar quatro placas de publicidade informando que o órgão adotou a praça. “A participação do TRT no programa Adoro BH é muito importante para o município na medida em que demonstra uma valorização de uma iniciativa da PBH que busca parcerias para cuidar ainda mais da cidade”, disse Kênia Costa, gerente do Programa Adoro BH.

Vale lembrar que a Praça Rui Barbosa fica em frente à Praça da Estação, que passa por obras de reforma e revitalização desde novembro, com a previsão de mudanças na calçada e no mobiliário urbano. As intervenções estão previstas no programa Centro de Todo Mundo, que busca trazer mais oportunidades de trabalho, lazer e moradia na região central de Belo Horizonte.

Adoro BH

O Programa Adoro BH busca parcerias com a comunidade para o cuidado de áreas públicas. Podem participar qualquer cidadão, associação, escola, empresa, indústria, órgão público ou ONG, adotando áreas verdes e outros tipos de espaços públicos.

A adoção pode englobar a manutenção dos espaços; implantação de novos espaços públicos (como praça, parque, área kids, jardins ou espaços pet); reforma (recuperação dos espaços públicos ou áreas verdes) e melhoria urbana, paisagística e ambiental (projetos que atendam o interesse público e a melhoria da qualidade de vida urbana).

Compartilhe