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Postes históricos do Viaduto Santa Tereza estão sendo reformados pela PBH

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A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) iniciou a restauração dos 37 postes e 74 luminárias em estilo republicano que compõem a identidade visual do Viaduto Santa Tereza. A reforma deverá ser concluída em até 80 dias. O viaduto é um dos principais marcos arquitetônicos e culturais da capital. 

Segundo a PBH, o trabalho começou com a retirada dos primeiros oito postes, que fazem parte do conjunto original do viaduto. O cronograma prevê a restauração de cinco a oito postes por semana.  Os postes de ferro fundido, pintados na cor vermelha, fazem parte da história de Belo Horizonte. A última reforma dos postes foi em 2019. 

A PBH informou que os postes serão retirados e reposicionados de forma espaçada para não comprometer a iluminação da via e a segurança de quem transita pelo local. A reforma está sendo executada pela BHIP, com supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). 

Confira as etapas da recuperação

A desmontagem ocorre em dois dias (normalmente às terças e quartas-feiras)

A restauração e a cura do material leva cerca de uma semana

A remontagem no viaduto está prevista para a semana seguinte.

“O Viaduto Santa Tereza é mais do que concreto e ferro, é um símbolo vivo da nossa cidade e da história de Belo Horizonte. Restaurar esses postes é cuidar da memória coletiva, mas também garantir que a população tenha uma iluminação eficiente e segura. É um trabalho que une respeito ao passado com compromisso com o presente, e isso nos enche de orgulho”, afirma o diretor de Energia, Tecnologia, Concessionárias e Iluminação Pública da Sudecap, José Luiz e Silva.

Viaduto foi inaugurado em 1929

Inaugurado em 1929, o viaduto foi projetado pelo engenheiro Emílio Baumgart. O viaduto é considerado um marco da arquitetura moderna brasileira. Ele se destaca pelos arcos parabólicos em concreto armado.

 

 

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