Saúde

Prefeitura de BH amplia vacinação contra a dengue para o público de 12 a 14 anos

vacina ampliada

Público total a ser imunizado, de 10 a 14 anos, é formado por cerca de 120 mil pessoas

Crianças e adolescentes de 12 a 14 anos poderão ser vacinados contra a dengue a partir desta sexta-feira (8/3) em Belo Horizonte. A ampliação da faixa etária foi uma orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG). O endereço e horário de funcionamento de todos os locais que ofertarão a vacina contra a dengue podem ser verificados aqui.

O município utilizará as doses em estoque para imunizar o público e aguarda o envio de novas remessas já que, a partir de agora, o grupo elegível para ser imunizado neste momento, contemplando as faixas etárias entre 10 e 14 anos, é formado por cerca de 120 mil pessoas.

As vacinas estarão disponíveis nos 152 centros de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses. Para receber o imunizante é necessária a presença dos pais, mães ou responsáveis legais.

Além disso, devem ser apresentados os seguintes documentos: carteira de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço residencial em Belo Horizonte e caderneta de vacinação. A Qdenga pode ser administrada simultaneamente com as demais doses do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e Adolescente.

Ampliação

A ampliação da faixa etária para receber a vacina contra a dengue foi definida pelo Ministério da Saúde após a constatação de baixa procura pelo imunizante e haver doses com data de vencimento próxima. De um total de 1,2 milhão de doses distribuídas pelo governo federal para 521 municípios, apenas 250 mil vacinas contra a dengue foram aplicadas até o momento, segundo dados apresentados nesta sexta-feira (8/3) pelo diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

Segundo ele, a pasta contabiliza, ao todo, 365 mil doses aplicadas, já que, além da estratégia elaborada pelo SUS, há ainda iniciativas como a do município de Dourados (MS), que está imunizando toda a população local com idade entre 4 e 59 anos, graças a uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o fabricante da Qdenga.

O diretor destacou que, num primeiro momento, a pasta distribuiu um quantitativo de doses para crianças de 10 e 11 anos. Diante dos relatos de baixa procura pela imunização e de doses com a data de validade próxima, o ministério optou por ampliar a faixa etária a receber a vacina neste momento.

Diagnóstico

A orientação para quem teve diagnóstico recente de dengue é aguardar seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença. Caso a infecção pelo vírus ocorra após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias do início da doença.

Compartilhe