Sem categoria

Termina sexta-feira prazo para estudante se inscrever no Fies

enem 2020 prova mcajr 2401214016

Termina na sexta-feira (15/3) prazo para o estudante se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Um das exigências para realizar a inscrição é a participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

O Fies terá neste ano 112.168 vagas para financiamento de curso superior. Desse total, 67.301 são destinadas para o processo seletivo do primeiro semestre. O edital tem uma novidade com reserva de vagas para o que é chamado de Fies Social (Resolução 58 e Portaria 167 , ambas de 2024). Ela estabelece reserva de 50% das vagas de cada edição do Fundo para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Outra novidade do edital deste ano é que  ao se inscrever no Fies o estudante pode escolher até três opções de cursos de diferentes grupos de áreas do conhecimento. Antes, havia exigência de que os cursos escolhidos pertencessem a um mesmo agrupamento de áreas.

Divulgação dos resultados

Segundo Ministério da Educação, foi realizada uma revisão das áreas de conhecimento consideradas prioritárias pelo Fies e incluiu cursos com maior empregabilidade e maior média salarial, além de cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à atuação na educação básica.

Nesta edição, o resultado do Fies sai no dia 21 de março. Os pré-selecionados devem complementar as inscrições entre 22 e 26 também deste mês. A lista de espera será divulgada do dia 28 de março a 30 de abril. Para se inscrever acesse AQUI.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe