Lizete Ribeiro: “Temos prazer em receber”
Foto:Vânia Aroeira
Lizete Ribeiro assume comando do Tauá inaugurando nova fase de investimentos do grupo, que se prepara para abrir o sexto empreendimento
A família Chequer Ribeiro não é de deixar o cavalo passar arreado à frente da porta sem aproveitar o ensejo. Atenta, salta sobre a cela e ganha o mundo. Foi assim, quando João Pinto Ribeiro e Lizete Chequer transformaram o sítio da família, em Caeté, em um hotel. O Tauá foi a sementinha de oportunidade que serviu como embrião para o grupo hoteleiro, que hoje é só prosperidade. Robusta, a marca, nascida há 38 anos, está presente em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e, em breve, na Paraíba, inaugurando nova fase de investimento com o primeiro resort no litoral. Será o sexto empreendimento do grupo.
Desde janeiro de 2024, a direção da rede Tauá passou a ser capitaneada por Lizete Ribeiro, que herdou da mãe o nome e, do pai, a vontade de empreender e de fazer o bolo crescer. O trabalho está no DNA da família. “É uma cultura latente em todos nós”, faz questão de ressaltar a executiva, que aprendeu muito ao lado da mãe na administração da empresa familiar. “Temos prazer em receber. Há uma enorme satisfação no que fazemos. Nos sentimos realizados”, acrescenta com entusiasmo.
Tudo começou quando o casal Lizete e João Pinto Ribeiro desfrutava do descanso e lazer com os filhos nos finais de semana na propriedade recreativa da família. Os anos 80 eram tempos exaustivos em que os pais de Lizetinha, João e Lizete ministravam muitas aulas no Supletivo Visão, de modo que o sítio se transformou em um verdadeiro oásis nos finais de semana, longe da sala de aula. Do lazer para a ideia de transformá-lo em hotel, foi um pulo.
À época existiam poucos resorts em ambientes de pura natureza para servir, além das famílias, a empresas, com espaços para eventos corporativos e workshops empresariais. A sugestão veio de um amigo de João Pinto Ribeiro, que trabalhava na ONU, viajava o mundo e conhecia bem o perfil de hotelaria. Essa foi uma tendência sem volta.
Assim, dado o passo inicial, em 1986 o Tauá de Caeté tornou-se o primeiro empreendimento do grupo a operar. Hoje, pode-se dizer, é um player de sucesso no turismo. Em São Paulo, o conceito desse perfil de negócio já havia se firmado através de outras marcas. Restava explorar, com competência, esse promissor mercado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Assim, vislumbraram seu enorme potencial. “A ideia era oferecer lazer para as famílias nos finais de semana e feriados, e de segunda a sexta, manter um bom nível de ocupação oferecendo às empresas, espaços para reunião, cursos, realização de coquetéis, conferências, com boa infraestrutura”, conta Lizete sobre o começo do grupo. “A Vale, chamada Companhia Vale do Rio Doce naquele tempo, foi das primeiras empresas clientes”, recorda.
O interesse de Lizete Ribeiro e os irmãos pelos negócios da família vem desde pequenos. Ela conta que quando adolescente, gostava de ajudar os pais na secretaria do curso supletivo. “Fazia pequenas tarefas no Visão, como atender telefone, anotar alguns recados, redigir destinatários nos envelopes de correspondências ou algo simples que não atrapalhasse meus estudos”, lembra.
Os irmãos também já gostavam de trabalhar desde muito novos. Unida, a família chegou até a vender bandeira do Brasil na Copa de 90, lembra Lizete, que tinha pouca idade. “A gente já adorava o trabalho naquela época. Pensávamos em ficar ricos”, ri ao recordar.
Mas foi no turismo mesmo que os três filhos do João e da Lizete encontraram a vocação e revelaram seus maiores talentos. Lizete Ribeiro está há 28 anos na empresa, a maior parte do tempo, projetando o nome Tauá para além das fronteiras estaduais, através do Marketing, que comandou por 20 anos. Há três meses, como CEO do grupo, no lugar do irmão Daniel Chequer, que foi para o Conselho Administrativo da rede, comemorou, em fevereiro último, a inauguração de mais 248 apartamentos no Tauá Resort Atibaia, interior de São Paulo, passando o empreendimento a contar com 788 unidades.
Já, o João, outro talento da família, tem hoje a empresa própria. “Ele é muito criativo. O projeto do parque aquático, de transformar os colaboradores em emocionadores, bem como fazer acontecer toda a parte lúdica dos hotéis são fruto do trabalho dele”, elogia Lizete, com orgulho.
“O Daniel, que comandou a empresa nos últimos cinco anos com muita competência, e a quem passei a suceder, está na presidência do Conselho. Ele é engenheiro, e está na administração das obras dos hotéis. Atualmente, à frente da construção do resort que vamos inaugurar, em João Pessoa, em dezembro de 2025, com 500 suítes, um parque aquático e uma estrutura que vai abranger um quilômetro de extensão de praia”, relata Lizete.
O Tauá cresceu e hoje soma cerca de 1.800 apartamentos. Lizete Ribeiro, 45 anos, faz parte da história de sucesso da marca desde os primórdios. Há quase 30 anos na rede hoteleira fundada pelos pais, Lizete, que tem uma enorme missão pela frente, conta com formação acadêmica em administração pela UFMG e MBA em administração pela Fundação Dom Cabral, foi responsável pelo setor de marketing do Grupo Tauá e ajudou a levar a marca para além das fronteiras do estado. Esse é o tamanho de sua entrega. Desde que iniciou o ano como CEO da rede, Lizete divide o tempo familiar com reuniões diárias de segunda a sexta e viagens constantes, três a quatro dias por semana aos hotéis do grupo.
Casada há 19 anos com Sidney, empresário do ramo de cervejaria artesanal, mãe de Bernardo, de 15 anos, e Helena (14), além da enteada Luana, estudante de medicina em Campinas, Lizete Ribeiro tem uma rotina que começa com atividades saudáveis. “Acordo 5h30 da manhã para me cuidar. Faço uma meditação diariamente. É o momento de me organizar, me preparar, planejar as metas do dia. Depois faço musculação, ouço podcast. E às 8 horas estou pronta para me divertir”, deixando transparecer o prazer da tarefa administrativa diária.
Sob a responsabilidade de Lizete Ribeiro está uma equipe formada por cerca de dois mil colaboradores, 50% são mulheres. A rede hoteleira do grupo é composta pelo Tauá Resort Caeté, Grande Hotel Termas de Araxá, Tauá Resort Atibaia (SP) Alegro Hotel (SP) e Tauá Resort Alexânia (GO). Promover novas líderes femininas dentro das unidades da rede é relevante para Lizete. “Estamos quase chegando à metade do quadro de liderança ocupado por mulheres. Em pouquíssimo tempo vamos ter essa marca”, anuncia.
O projeto retrofit é uma constante nos hotéis da rede. O trabalho não para. Novos restaurantes à la carte, de culinária japonesa e italiana, novas piscinas, toboáguas, bares e novas suítes têm sido constantes. Os planos para o Grande Hotel de Araxá, operação que o grupo assumiu por 25 anos, a partir de 2010, quando venceu licitação do governo de Estado, são de investir ainda mais no bem-estar. “Trouxemos de volta o glamour de que desfrutava o hotel quando foi inaugurado nos anos 1940”, destaca Lizete. “Firmamos parceria com equipes de curadores renomados. O dream team contou com especialista em reposicionamento de marca, equipe da francesa Dominique Jardy, na pintura dos quartos. Ela que realizou pinturas no Copacabana Palace, no Club Med de Rio das Ostras e Itaparica, embaixada do Brasil em Praga, entre outras obras. Também contratamos consultoria de SPA para o melhor uso das águas termais”, relatou a CEO do Grupo Tauá sobre as recentes entregas aos clientes.
Muito trabalho feito e outros tantos a fazer. O que Lizete Ribeiro demonstra querer é trabalhar, realizar e empoderar sua equipe enquanto os pais, João Pinto Ribeiro e Lizete Chequer fazem o que não tiveram tempo de fazer uma vida inteira. “Eles estão em viagem pelo mundo. É o que quero fazer daqui a uns anos”, avisa a incansável Lizete.