Balanço do o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mostra que quase 100 mineiros aderiram ao ao acordo que o governo federal propôs para viabilizar a devolução dos valores descontados ilegalmente dos benefícios previdenciários.
São Paulo é o estado com maior adesão. Em todo o Brasil foram 1.052.128 de pessoas que formalizaram o pedido de ressarcimento. O INSS informou que 196.160 são de São Paulo; 99.949, em Minas Gerais e 93.738 no Rio de Janeiro. (Veja a abaixo os números de todos os estados).
O reembolso dos valores descontados sem a autorização dos aposentados e pensionistas começou a ser feito a partir desta quinta-feira (25/7). Segundo o INSS, cerca de 533 mil beneficiários do INSS que aderiram ao acordo até a última segunda-feira (21) vão ser contemplados ainda esta semana.

Como solicitar o ressarcimento
Os canais de atendimento para contestação dos descontos continuam funcionando e ficarão disponíveis até, pelo menos, 14 de novembro de 2025. Quem ainda não aderiu ao acordo federal, pode fazê-lo pelo aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios. O INSS informou que não é possível fazer a adesão pela Central 135.
*Com informações da Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil