Política

A eleição como ela foi

VB ED279 Maio 24 3 bilhoes em obras pra capital

Computados os votos do segundo turno, agora pela vontade popular, Fuad Noman foi confirmado o 53º prefeito de Belo Horizonte. Estava no cargo desde abril de 2022, quando substituiu Kalil, que renunciou para disputar o governo estadual.

As polarizações ideológicas, energizadas pelas redes sociais, que mobilizam bolhas políticas, pareciam dar rumo às decisões do eleitorado. Na última eleição presidencial Bolsonaro havia vencido em BH, com 54,25% dos votos válidos contra 45,75% de Lula, e na eleição para a prefeitura, em 2020, o jovem candidato, hoje no PL, Bruno Engler, declaradamente bolsonarista raiz, foi para o segundo turno contra Kalil.

No primeiro turno da eleição deste ano, vencendo em todas as zonas eleitorais, Bruno ficou em primeiro lugar, com 34,38% dos votos válidos, enquanto Fuad obteve 26,54%; somados os dois atingiram 60,92% dos votos. No entanto, no segundo turno, o vento mudou. Fuad foi eleito com 53,73% dos votos, contra 46,27% dados a Bruno. Considerando sempre os votos válidos e admitindo que os votantes fossem os mesmos nos dois turnos, como se distribuíram os 39,08% dos votos dados aos outros candidatos no primeiro turno?

Um terço foi para Bruno e os outros dois terços para Fuad; desta feita, este superou o bolsonarista em todas as zonas eleitorais. Os dois candidatos da esquerda, Rogério Correa (PT) e Duda Salabert (PDT), somaram apenas um terço dos votos remanescentes; portanto, equivalentes à metade dos votos adicionados a Fuad no segundo turno. Pode-se concluir assim que parte significativa dos votos conferidos a Mauro Tramonte e Gabriel Azevedo foi transferida para Fuad.

Na eleição de BH, a polarização esquerda-direita não foi a motivação principal na escolha dos eleitores, embora muitos dos que, no segundo turno, votaram em Fuad, o fizeram para evitar a eleição de Bruno, principalmente os eleitores da esquerda. Posso afirmar que os dois principais derrotados em BH foram Lula, já no primeiro turno, e Bolsonaro. Zema sumiu.

Que Fuad consiga levar para sua administração a leveza, a graça e a disposição ao diálogo que o fizeram o legítimo prefeito de BH. Parabéns prefeito. Ah, Fuad, não se esqueça de levar seus suspensórios, que lhe valeram muitos votos.

Compartilhe