A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou a nomeação de 500 novos guardas civis municipais. Além da convocação de candidatos excedentes do concurso público vigente, a PBH fará a instalação de compartimentos para detidos em 100% das viaturas da corporação. A PBH vai investir R$ 5 milhões em novos equipamentos.
Os novos guardas reforçam a atuação da GCMBH, que atualmente tem um efetivo de 2.498 agentes. Segundo a PBH, a chegada de mais guardas civis municipais à corporação atende ao planejamento estratégico de pessoal adotado pela PBH.
Segundo o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Marcio Lobato, esta é mais um compromisso assumido pelo prefeito Álvaro Damião que está sendo concretizado, contribuindo para deixar a capital cada vez mais segura. “A nomeação desses 500 excedentes atende não só o anseio dessas pessoas que tinham sido aprovadas, como também da própria Guarda Municipal que terá o contingente reforçado em prol da segurança pública de Belo Horizonte”.
“Para você comandar uma cidade, você tem que ter alguns pilares. E a segurança pública é um dos pilares ao lado da saúde e educação. E hoje é um dia muito importante para nós e para a Guarda Municipal. Se há um órgão dentro da Prefeitura de Belo Horizonte que por onde a gente passa é elogiado, é a Guarda Municipal. Nós temos a melhor Guarda Municipal do Brasil, são os números que nos mostram isso. Mas a gente sentia necessidade de melhorar ainda mais esse trabalho, ocupando mais espaços. E para isso, precisamos de mais pessoas”, afirmou o prefeito Álvaro Damião durante evento realizado na sede da PBH com a presença de centenas de agentes.