Notícias

Confira as nossas dicas para não cair em golpes na Semana do Consumidor

semana do consumidor 13032024

 Neste ano, a semana do consumidor será entre 11 e 15 de março. A promoção é parecida com a última Black Friday, ocorrida em novembro de 2023, quando várias lojas de departamentos, lojas físicas , portais e sites  participam deste grande evento oferecendo produtos a preços promocionais e com  diferentes  faixas de descontos. 

A Amazon, Casas Bahia, Americanas, Magazine Luiza , Mercado livre e Shopee são alguns exemplos do segmento do setor de varejo que participam da semana do consumidor. Estas são empresas confiáveis , conhecidas no mercado, e que oferecem vendas online com segurança e garantia de entrega do produto. Possuem telefones de contato, emails, whatsapp, todos os tipos de recursos para que o cliente se sinta confortável em fazer uma compra ou posteriormente fazer uma reclamação ou devolução.

Site de vendas fake

 Contudo, empresas de menor porte também participam deste evento vendendo seus produtos, seja em loja física ou online. Na primeira opção, caso o comprador se sinta lesado na compra, basta voltar na loja e solicitar a troca ou devolução do produto. Já na segunda, o comprador online deverá tomar alguns cuidados para não ser ludibriado por uma falsa promoção ou por um “site de vendas fake” com intuito de enganar seus compradores.

          Abaixo seguem algumas dicas que podem ajudar o comprador online a decidir sobre a compra de um produto em uma determinado site ou não. 

  • Desconfie de promoções com preços muito baixos , fora do preço de mercado.
  • Verifique se  o site possui o cadeado de segurança na parte superior do navegador, indicando uma conexão segura( https).Isto  aumenta a confiabilidade e segurança da transação, diminuindo a possibilidade de um redirecionamento de link para um site falso.
  • Na página, geralmente na parte inferior, verifique se é fornecido o CNPJ da empresa, endereço físico e canais de contato com o cliente. Caso encontre, não custa nada fazer um teste!
  • Anote as informações acima e pesquise na internet sobre essa empresa nos sites de avaliação de qualidade, como por exemplo, reclameaqui.
  • Verifique no decorrer da compra se a cada passo o domínio(endereço do site) não modifica. É possível redirecionar para um sub-domínio , mas ,geralmente, mantem-se o endereço principal.Outra maneira é redirecionar para sites específicos de cobrança, como o pay-pal ou a própria operadora do cartão.
  • Saiba quais são os meios de pagamento disponíveis antes de fazer a compra. Verifique se é utilizado  o código CVV do cartão de crédito ou senha única para a verificação dos pagamentos. 
  • Dê preferencia para a compra utilizando seu cartão de crédito virtual fornecido pela sua operadora ou banco.
  • Ao finalizar a compra, revise todos os dados inseridos: nome, endereço da entrega, taxas extras, prazo, valor da compra , número de itens, telefone e e-mail para  confirmação da transação. 
  • Tire o print de todas as telas das etapas da compra e anote o número do protocolo , bem como a data e a hora da efetivação da compra. Verifique se a confirmação chegou em seu email.

       O passo a passo acima tem por finalidade alertar o cliente durante a compra e diminuir a possibilidade do mesmo cair numa fraude. No mais, aproveitem as promoções e ofertas da semana do consumidor.

 

 

Compartilhe