Economia

Fórum de Minas: Região Leste

Cooperativismo

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Cooperativismo, turismo e incentivo a empresas são ferramentas para alavancar região

 

                Conhecer as ações, bem como o que precisa ser feito, os investimentos, as empresas, os trabalhadores, as áreas e setores predominantes e ou vulneráveis da região Leste de Minas Gerais. De acordo com o apresentador, Gustavo Cesar Oliveira, Minas Gerais tem 50 de um total de 853 municípios que respondem por mais de 70% de tudo que é gerado no Estado. “Governador Valadares, com 257.172 moradores, está entre as 50 cidades e o município de Frei Gaspar entre as restantes”, disse passando a palavra ao primeiro convidado do dia, que representa a região em debate.

 

Em sentido horário, GCO, André Merlo,
PCO e Edson Alves:

               O prefeito de Governador Valadares, André Merlo, lembrou que a cidade está em nono lugar em número populacional, mas que o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade deixou a desejar e ocupa a trigésima posição. “Mudamos nosso arcabouço legal para incrementar e incentivar as empresas legalizadas. E isso junto à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e estamos investindo pesado na educação”, garantiu Merlo. Ele conta que também alterou o viés de trabalho e ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da cidade, que era focado em gerar emprego, para investir, trazer e implementar tecnologia e inovação para a cidade e, como consequência, acredita ele, aí sim a cidade possa contar com a geração de emprego e renda, de qualidade, para a população.

               Por outro lado, para o prefeito da pequena cidade de Frei Gaspar, com 6.000 habitantes, Edson Alves, o momento é de enfrentar muitas dificuldades. “Não temos receita própria e dependemos totalmente de recursos do governo federal, por meio de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do governo Estadual, com recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”, acredita Alves. “Nesse momento percebo que é crucial a parceria com a associação e a cooperativa dos agricultores familiares porque essas instituições podem nos ajudar a viabilizar o escoamento da nossa produção mais rápido e melhor, já que nossa agricultura é forte”, avalia o prefeito.

               A secretária-adjunta de Cultura e Turismo de minas Gerais, Milena Pedrosa falou sobre o poder transformador e agregador da diversidade cultural dos mineiros. “Temos turismo de natureza, de parques, esportes, eventos e feiras, gastronomia, negócios, festas e outros, girando, crescendo e desenvolvendo a economia do Estado”, observa. “Temos também o turismo de experiência que acontece por meio da nossa cultura, da nossa história e aí entra o turismo rural de base comunitária com seus produtos de produção genuína de cada produtor, como vinhos, queijos, azeite, café, doces e tantos outros”, constatou a secretária de Turismo de Minas. O secretário de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Governador Valadares, Kevin Figueiredo, disse que o município é indutor natural de turismo. “Em Valadares, temos eventos universitários, a pesca esportiva e o voo livre. Agora, teremos um festival gastronômico, que está sendo organizado pela Abrasel e todas essas ações pretendem reposicionar Governador Valadares em relação ao turismo”, contou.

               O secretário de planejamento e Serviços Urbanos de Teófilo Otoni, Tarcilei de Brito, disse que a cidade, que pertence ao Vale do Mucuri, hoje conta com uma cultura forte e com o cooperativismo que cresce a cada dia mais. “Então minha política procura fomentar a economia solidária, por meio de arranjos coletivos como as cooperativas, para promover o nosso crescimento além disso, todas as políticas públicas às quais temos acesso passam por Teófilo Otoni e pelas cidades da região”, destacou o secretário. Segundo ele a cidade recebe mais de 1 milhão de pessoas em busca de saúde, oriundas de mais de 166 cidades no entorno, então precisa conversar e atuar junto com os outros municípios para suportar e resolver as demandas sociais.

               Também participaram do programa Fórum Minas, sobre a região Leste o proprietário da Fazenda Surubi, Ordiley Lopes Meira, o técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Francy Alves, o produtor de café, Everton Chaves, o presidente da Abrasel do Vale do Aço e proprietário da Hamburgueria DM6, em Ipatinga, Rodrigo Di Stani e o presidente da Abrasel, regional Vale do Rio Doce e proprietário do Bar do Fred, em Governador Valadares, Frederico Paixão. A região Leste de MG é conhecida pela sua agricultura, devido ao solo fértil e ao clima propício, a população produz café, cana-de-açúcar, milho e feijão, entre outros alimentos.

Compartilhe