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Foto: Nick Youngson CC BY-SA 3.0 Alpha Stock Images

 

O franchising segue em ritmo acelerado

 

               O franchising no Brasil segue em franco crescimento. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no segundo trimestre de 2023 o setor faturou R$54,2 bilhões, registrando uma alta de 12,9% em comparação ao mesmo período do ano passado.

               De acordo com a entidade, todos os segmentos cresceram neste período, mas, alguns tiveram um destaque significativo. É o caso do setor de Hotelaria e Turismo, que obteve uma alta de 18,5% (faturamento de R$3 bilhões), Alimentação Food Service, com crescimento de 16,9%, faturando R$10,27 bilhões – que já tinham se destacado no trimestre anterior – e o segmento de Moda, que cresceu 16,8% e um faturamento de R$5,78 bilhões.

              Alguns pontos foram extremamente relevantes para a ascensão destes mercados, como, por exemplo, a retomada das compras presenciais, com as pessoas voltando aos shopping centers e, também, pela alta movimentação de compras via delivery e e-commerce.

             De acordo com os estudos da ABF, no segundo trimestre de 2023, a mão de obra empregada pelo setor foi da ordem de 1,612 milhão de trabalhadores diretos ante 1,453 milhão entre abril e junho do ano passado, o que equivale a um aumento de 10,9%.

             Outro ponto a ser ressaltado é que o número de operações de franquias também avançou. Segundo a entidade, foram abertas 4,0% mais unidades, com um índice de encerramento de 1,5%, resultando num saldo positivo de 2,5%. E os resultados em Minas Gerais foram ainda melhores. Ao comparar com o mesmo período de 2022, o Estado teve crescimento de 25%, o segundo maior país.

             Enquanto a mão de obra empregada pelo setor foi da ordem de 1,612 milhão de trabalhadores diretos ante 1,453 milhão entre abril e junho do ano passado, o que equivale a um aumento de 10,9%, em Minas o crescimento foi de 19,7%, saindo de 133 mil postos de trabalho direto para 142,5 mil.

               Muito importante destacar que, além deste aumento no faturamento e emprego, Minas Gerais está crescendo de forma homogênea, uma vez que o interior está avançando com tanta força quanto Belo Horizonte. As marcas estão se expandindo para as demais regiões, mostrando que o mercado vai muito além da capital e, assim, impulsionando o estado como um todo.

              As perspectivas para a segunda metade do ano é que o faturamento deve seguir em crescimento e as expectativas para o encerramento de 2023 são excelentes.

             O interior está avançando com tanta força quanto Belo Horizonte

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