Turismo

Investimentos para ser o maior

vb ed283 setembro 24 capa invenstimentos para ser o maior

Novo parque aquático do resort de Atibaia foi inaugurado recentemente 

Foto \ Divulgação

 
Grupo Tauá pretende triplicar de tamanho nos próximos cinco anos, com expansões para São Paulo e Sul do país

 

Nos próximos cinco anos, uma empresa familiar fundada na década de 80, em Caeté, Região Metropolitana de Belo Horizonte, poderá se transformar na maior rede de resorts do Brasil, triplicando seu tamanho atual. Nesse prazo, novos empreendimentos deverão surgir no estado de São Paulo e no Sul do país. Já, em 2026, o Grupo Tauá prevê dobrar o tamanho de seus empreendimentos. A marca, que possui unidades em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e com previsão de inaugurar em dezembro de 2025 seu primeiro resort de praia no Nordeste, cresceu 119% entre 2019 e 2023.

Neste ano deve faturar R$ 698 milhões, ou seja, 38% a mais em comparação ao ano anterior, quando alcançou R$ 508 milhões em faturamento. E o planejamento do grupo é bastante ambicioso. Não à toa, um dos principais players de hotelaria no Brasil, que conjuga operações destinadas ao segmento lazer em família e eventos corporativos, prevê totalizar um investimento perto de R$ 900 milhões nos próximos dois anos. Trata-se da expansão orgânica da rede, que promove obras de ampliação em seus resorts e mantém o organograma de construção da unidade de João Pessoa, na Paraíba, em dia.

O valor do investimento inclui não só o resort praiano da capital paraibana, mas, também, a expansão do resort de Atibaia (SP), a inauguração de novos parques aquáticos temáticos em Alexânia (GO) e Caeté (MG). Além disso, planeja, ainda, construir mais um hotel no interior de São Paulo e o outro, no Sul do Brasil.

O segredo do Grupo Tauá está no aproveitamento de seus empreendimentos durante todas as temporadas do ano, mantendo equilíbrio na taxa de ocupação. No fim de semana, fica por conta do lazer e, durante os dias da semana, é ocupado por convenções.

A estratégia de crescimento dos negócios do Grupo Tauá é balizada por um Conselho Administrativo formado por nomes de peso como, Roland de Bonadona – mentor que conduziu o Grupo Accor à liderança na América e Caribe, Carlos Braga – renomado conselheiro de grandes corporações na América Latina, com expertise em ESG, finanças, governança, private equity e investimentos de impacto, e por Fabio Rosinholi, fundador da Agência WE. A companhia tem à frente, Lizete Ribeiro, filha dos fundadores, João Pinto Ribeiro e Lizete. Ela assumiu como CEO no início de 2024, mas já acumula 27 anos de experiência no grupo, onde ocupou cargo de diretora Comercial e de Marketing.

“No curto prazo, estamos trabalhando para modernizar nossas unidades, focando na geração de valor para o cliente através de novas experiências e tematização.”, comenta Lizete Ribeiro. “Visando médio e longo prazos, estamos trabalhando na expansão para o Nordeste, em João Pessoa, com a construção da maior unidade do grupo, que terá capacidade para 1.100 quartos, além de estar continuamente buscando novas possibilidades de expansão que podem dobrar o tamanho do grupo, em número de quartos, até 2026”, destaca a CEO.

“No curto prazo, estamos trabalhando para modernizar nossas unidades, focando na geração de valor para o cliente”

Patrimônio turístico, histórico e cultural preservado, o Grande Hotel Termas de Araxá, cuja administração é do Grupo Tauá, celebra 80 anos. Desde sua inauguração, em 1944, o empreendimento se destaca não apenas por sua arquitetura e águas termais, mas também por manter vivas história e cultura ao longo dos anos.

Para celebrar seus 80 anos, de forma simbólica, o Grande Hotel lança, a cada mês, iniciativas que destacam suas principais características. Neste mês de setembro, para marcar a força de sua gastronomia – que utiliza ingredientes locais em pratos autorais e drinks exclusivos – o hotel vai lançar um prato temático da década de 50.

“O Grande Hotel Termas de Araxá é um patrimônio, uma história viva de uma época muito importante para o país. Nosso desafio é mantê-lo nas melhores condições possíveis, enquanto investimos em inovações para encantar hóspedes e visitantes”, reflete Fernanda Zatar Bicalho, diretora de Relações Institucionais do Grande Hotel Termas de Araxá.

Compartilhe