Notícias

Legado importante, futuro promissor

Legado importante

GCO e PCO: assuntos diversos para um público qualificado

 

 

Com matérias memoráveis e uma história marcada por mudanças, revista Viver Brasil chega aos 15 anos se adaptando ao digital e preservando seu conteúdo de qualidade

 

                O ano era 2008 quando um grande nome da comunicação, acompanhado de seus dois filhos, decidiu empreender o desafio de lançar sua própria revista. Fruto de muito know how e talento dos fundadores para relacionamentos, nascia há 15 anos a revista Viver Brasil – marcando um novo capítulo na história da comunicação mineira.

               Com mais de 60 anos de carreira no jornalismo, o diretor-geral Paulo Cesar de Oliveira relembra o surgimento da publicação. “Sempre achei que Belo Horizonte tinha espaço para mais uma revista e viemos com a pegada de falar sobre vários temas interessantes. Hoje, ainda continuamos relevantes e tenho certeza de que ainda seremos nos próximos 15 anos”, garante.

              Ao lado do pai desde o início do projeto, o diretor Gustavo Cesar Oliveira reafirma a essência da Viver Brasil. “Nossa principal característica é a variedade, não há um nicho específico. Queremos falar sobre assuntos diversos e que tenham sentido para um público qualificado, que tenha informação e poder de renda diferenciado. Então, todos os assuntos e temas têm relação com esse público consumidor”, diz.

               Somam-se a isso a ousadia e a coragem de sempre tocar em assuntos poucos desbravados. Prova disso é uma matéria de capa que falava sobre poliamor quando esse assunto ainda mal era discutido nas redes sociais. “Nossa missão como produtores de conteúdo é não apenas sintetizar o que está acontecendo no momento, mas também identificar tendências e assuntos que ainda se tornarão relevantes na sociedade”, aponta.

 

Legado importante
Capas ao longo dos anos: de economia a comportamento, revista é direcionada a público informado

 

                Além desse tema, Gustavo também destaca outras capas simbólicas que marcaram a história da revista. “Tivemos uma edição em que fazíamos questionamentos sobre algumas coisas que estavam acontecendo em Nova Lima e essa revista foi impedida de circular na cidade. A capa seguinte trouxe a mesma matéria, mas com uma tarja. Também tivemos coragem ao trazer uma capa com um casal homoafetivo”, recorda.

               Concebida para ser uma “testemunha da história”, registrando fatos e debates importantes de Minas Gerais e do país, a revista Viver Brasil chega aos seus 15 anos provando que ela própria não passou imune pelo tempo e soube se reinventar para se manter sempre atual ao que o momento pedia. Após anos no modelo de assinatura, se reinventou e passou a ser distribuída gratuitamente nos principais pontos de Belo Horizonte. Depois, deu um outro passo importante ao mudar seu projeto gráfico e aparecer para os leitores de “cara nova”.

               Na pandemia, outra mudança histórica: passou a circular de forma on-line, democratizando ainda mais o acesso à informação e contribuindo para um modelo de comunicação sustentável. Agora, com o retorno do seu site, que inclui um acervo com edições anteriores da revista, a Viver Brasil dá outro passo para fortalecer ainda mais o mercado da comunicação.

               “Qualquer meio de comunicação ou negócio está vinculado a uma atualização recorrente e a tecnologia acelera ainda mais as transformações. São mudanças que impactam no comportamento, na usabilidade e na forma que o produto é oferecido aos clientes. Um bom exemplo disso é que, no novo projeto gráfico proposto pelo Gustavo Greco, o título saiu da parte de cima e foi para baixo. Isso se justifica, uma vez que o projeto antigo era muito útil nas bancas de revista e o novo modelo é mais adequado ao ambiente on-line”, conta.

Legado importante
Site da Viver Brasil: em sintonia com o consumidor

 

               Já o site (revistaviverbrasil.com.br), que retornou às atividades recentemente, é uma demonstração de sintonia com o consumidor e as novas formas de consumo. “Por mais que a revista seja feita no modelo 100% digital desde abril de 2020, ainda não havia um site que comportasse as edições passadas e outras notícias para além da revista. Estamos sentindo a recepção dos leitores e fazendo melhorias constantes”, garante.

               Segundo ele, mesmo com a relevância cada vez maior dos conteúdos em audiovisual, edições impressas e em versão digital sempre terão sua importância. “A leitura estimula no público concentração, atenção e tranquilidade. Esse diferencial e esse encanto que o público sente com uma revista não vão acabar”, profetiza.

               Sobre os desafios atuais, Gustavo aponta a distribuição do conteúdo. “Nosso principal diferencial é a qualidade do público que acessa a revista. Eu sei que nossas informações chegam ao vice-presidente da república, ao governador de Minas Gerais e outros governadores do Brasil, empresários de diversos setores. Então, podemos garantir ao nosso público e aos nossos anunciantes não somente a quantidade, mas sobretudo a qualidade de quem consome nossos produtos”, afirma.

               Reverenciando o passado, mas com os pés no presente e os olhos no futuro, Gustavo acredita em uma democratização cada vez maior da informação. “Eu imagino alguém acessando a Viver Brasil em qualquer lugar onde estiver. Além disso, vamos buscar fazer sempre o melhor produto para os nossos leitores e, consequentemente, teremos um excelente produto para os anunciantes. Essa filosofia também se estende aos outros produtos, como o canal e nossos eventos”, diz.

Compartilhe