Economia

Mercado livre de energia

VB ED279 Maio 24 capa mercadolivre de energia

Negociação garante certificação de energia 100% renovável para operar de forma sustentável

Empresas de energia investem em propostas atrativas para o cliente e Cemig inova com e-commerce para o setor

 

           O consumidor de energia de grande porte no Brasil experimenta uma evolução que impacta positivamente os negócios das empresas por meio do Mercado Livre de Energia. A Cemig oferece soluções em um Ambiente de Contratação Livre (ACL) capaz de gerar até 35% de economia na conta de clientes que optarem por esta modalidade de contrato, o que não é oferecido para o os clientes do mercado cativo. Grandes empresas como Usiminas, Itambé, Carrefour, Cinemark e ArcelorMittal já vivem essa realidade. E os valores que as empresas economizam na conta de energia podem ser empregados em outras frentes empresariais a favor do próprio negócio.

            Desde janeiro de 2024, clientes de média e alta tensão (Grupo Tarfiário A) podem migrar para o Mercado Livre de Energia, que oferece uma alternativa mais vantajosa para as empresas. Neste modelo, consumidores de qualquer parte do país podem escolher qual empresa será a sua fornecedora de energia, independentemente de qual região do Brasil ela esteja. Em função dessa ampliação do Mercado Livre, as empresas comercializadoras de energia investem em propostas atrativas para chamar a atenção dos clientes e apresentar suas vantagens. E a Cemig, com seus mais de 70 anos de experiência, além de ter um time dedicado ao atendimento desses clientes, saiu na frente ao lançar o primeiro e-commerce do segmento no Brasil.

         Por meio do Energia Livre Cemig, o cliente encontra propostas personalizadas para a sua empresa ao contratar o fornecimento necessário para o seu negócio. A regra de preço e indexadores é conhecida pelo interessado no ato da contratação, permitindo uma previsibilidade financeira, além de obter certificação por estar recebendo energia 100% renovável.

         É permitido às empresas de qualquer atividade optar pelo Mercado Livre de Energia, desde que a unidade esteja conectada em média ou alta tensão. O cliente pode fazer uma simulação no site da companhia, energialivre.cemig.com.br, onde é calculado um desconto possível na fatura da empresa contratante, além da possibilidade de falar com um especialista.

         De olho nesse mercado em expansão para novos clientes, a Cemig oferece atrativos como a contratação digital e o atendimento personalizado. “Aqui no Brasil, o Mercado Livre de Energia começou oficialmente em setembro de 2000, mas a grande leva de migração dos consumidores do Grupo Tarifário A aconteceu em janeiro de 2005. De lá para cá, muita coisa mudou e evoluiu. Com a abertura, agora, em 2024, para mais clientes, as condições são ainda mais atrativas. Sem dúvidas, isso vem chamando a atenção dos gestores, afinal, o valor que antes era destinado à energia poderá ser investido em outras áreas, o que de certa forma ajudará a impulsionar as empresas”, afirma o gerente de Análise e Controle de Riscos de Energia da Cemig, Marco Aurélio de Oliveira Dias.

         Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revelam que mais de 19 mil empresas já migraram ou estão em processo de migração para o Mercado Livre de Energia. Esta informação é comprovada pelo Anuário Estatístico de Energia Elétrica de 2023, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que mostra uma evolução do número de consumidores livres de 2013 a 2022 em classes de maior contribuição. Isso significa que a migração de consumidores cativos para o Mercado Livre está em ascensão há cerca de uma década.

VB ED279 Maio 24 1 mercadolivre de energia
No ACL, cliente pode escolher fornecedor e negociar prazos e condições

         Os movimentos feitos pelas companhias comercializadoras de energia indicam que essa curva crescente irá ganhar ainda mais força, já que oferece possibilidades mais interessantes do ponto de vista empresarial. Um dos benefícios oferecidos que mais chama a atenção de gestores é o desconto no valor da fatura a partir de contratos de negociação de preços e prazos, de acordo com a necessidade de cada cliente. Mas antes de escolher a empresa, é importante que os consumidores tenham em mente que essa seleção precisa ser feita com atenção.

          É necessário optar por companhias com capacidade de atendimento comprovada, um ponto que se verifica a partir de vários outros, como tempo de atuação, ter usinas próprias e solidez, que é o caso da Cemig. As empresas interessadas devem conferir nas próprias contas se pertencem ao Grupo Tarifário A e, em caso positivo, devem acessar o site da Energia Livre Cemig para realizar a simulação e a contratação de forma simples e rápida.

         Antes, porém, é interessante comparar o ACL com o mercado cativo, que é a conta de luz convencional. Enquanto no mercado cativo os consumidores são atendidos pela distribuidora local, no ACL, os consumidores têm a liberdade de escolher o seu fornecedor. Os serviços são padronizados no mercado cativo. Já no Mercado Livre de Energia, vale lembrar, é possível negociar preço, prazo e condições diretamente com o fornecedor. Na contratação convencional, o relacionamento é impessoal, com menor interação e no ACL o relacionamento é próximo e o atendimento é personalizado. No primeiro caso, há menor possibilidade de buscar alternativa econômica, enquanto no segundo caso, há economia significativa nas faturas de energia estimulada pela competição entre fornecedores.

          E qual a vantagem da contratação via Cemig?

          Além de encontrar um ambiente fácil de simulação e contratação digital, o cliente tem a garantia de contar com uma das mais fortes instituições para atendimento ao Mercado Livre de Energia. A Cemig é o maior Grupo Integrado de Energia do Brasil, atuando em Comercialização, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia, Distribuição de Gás Natural e Energia Solar, é também a maior provedora de energia elétrica para os clientes do mercado livre. Fatores alheios às distribuidoras, como a forte onda de calor que atingiu o país recentemente, podem causar, de forma inesperada, um aumento no consumo de energia elétrica, e consequente elevação no valor da fatura, devido ao elevado uso dos aparelhos climatizadores.

         Assim, os valores que porventura os gestores tiveram que desembolsar para quitar as contas poderiam ter sido ser investidos em outros setores, deixando de serem considerados gastos e se transformado em investimento e aporte. Esse tipo de pensamento é inclusive encontrado trivialmente no universo empresarial. Para o gerente da Cemig, a dinâmica do Mercado Livre de Energia possibilita redução de custos e, consequentemente, economia para geração de outros negócios e mais lucros. “Players importantes no mercado empresarial optam por consumir energia elétrica no Mercado Livre de Energia, como Fiemg, Assaí atacadista e Arena MRV, por exemplo”, destaca Marco Aurélio de Oliveira Dias.

         O Mercado Livre de Energia é uma solução estratégica. As empresas que não fizerem a adesão a este modelo e preferirem permanecer no Mercado Cativo, perderão a oportunidade de um modelo que gere redução nas faturas. Para conhecer as vantagens do Mercado Livre de Energia Cemig, vale acessar o site Energia Livre Cemig e fazer a simulação do desconto na energia: https://energialivre.cemig.com.br/  

Compartilhe